Casegas (Minha Terra Minha Gente) de Sérgio Gaspar Saraiva - 1º Edição 1997

Casegas (Minha Terra Minha Gente) de Sérgio Gaspar Saraiva - 1º Edição 1997

Vendo: 25,00 euros - Tem 8 Fotos

Edição: 1 Edição 1997
Titulo: Casegas (Minha Terra Minha Gente)
Autor: Sérgio Gaspar Saraiva
Edição: Notícias da Covilhã
Dimensões: 22 x 16 cm
Páginas: 392

Prefácio:

Era uma vez uma pedra, uma ribeira, um Homem. Dessa pedra se fez casa e dela uma rua elevada a quadrados e cubos.
Esse Homem se multiplicou para se dividir, se fez gente, cresceu, nasceu Povo. Ungiu-o a água fértil da ribeira, que lhe foi enchendo o ventre e matando a sede. Registou-se sob o signo DEgas, hoje Casegas.

Para cá dessa imagem fundiram- anos e séculos, numa história enriquecida de acontecimentos culturais, políticos, religiosos e sociais, à sua dimensão. Só que o hoje, amanhã já se transformou em ontem e as pedras, as águas e o solo, apesar de muitíssimo, não dizem tudo nem a todos. O tempo desprende-se num ápice e, não vivido em cada instante, jamais se enxerga, muito menos se recupera. O que passou, passou, e, voltar atrás é qual mão à espera de poder agarrar o vento.

Por sentir dessa forma, me decidi pela recolha de elementos ligados à minha terra, dissecando papéis, alfarrábios, mas, mais do que isso, tão importante e imprescindível, auscultando gente merecedora de crédito e sem ele, confrontando opiniões, seleccionando saberes, destrinçando o acessório do que me pareceu mais significativo, formalizando ideias.

Procurei. algumas vezes sub repticiamente, extrair de conversas a que ajeitava o tema, o que mais me interessava em ordem a confirmar ou desmentir determinadas informações, tidas como duvidosas. Permiti-me construir ponto aponto o trabalho que vos remeto e que outra pretenção não tem para além de dar a conhecer, à minha maneira, o que foi e é a MINHA TERRA e MINHA GENTE, convicto de que outros seus filhos, mais do que eu, lhe têm dado muito em obras, ou através da vitalidade pessoal em longos paradeiros.

Um BEM HAJA a todos aqueles que possibilitaram a realização desta pequena obra.

Um pouco da sua história, para que os contemporâneos não esqueçam e saibam projectar no amanhã longínquo aqueles que precederam com todos os seus defeitos e virtudes...
Sérgio Gaspar Saraiva

Autor:

Sérgio Gaspar Saraiva nasceu em Casegas Covilhã.
Passou pelo Seminário do Fundão e depois pelo Externato de Santo António da mesma cidade.
Tirou o Curso do Magistério Primário na Guarda e Licenciou-se em Sociologia pela Universidade da beira Interior.
Exerceu docência em Silvares e Covilhã onde foi Professor Efectivo da Escola N 1
Foi coordenador do Desporto Escolar e de Educação para Adultos, no concelho da Covilhã. Pertenceu á equipa do Projecto Minerva da UBI
Foi também membro da Comissão Instaladora da Escola Básica Integrada 1,2,3 de S. Domingos, Covilhã.
Durante mais de uma dezena de anos foi coralista do Orfeão da Covilhã. Participou em festivais da canção amadora com trabalhos da sua autoria.
Tem colaborado com muitas associações em diversas actividades e dinamiza o Grupo de Música Popular 2Sol Nascente", grupo constituído por gente idosa de Casegas.

Casegas (Minha Terra Minha Gente) é a sua primeira publicação, mas colabora com o Jornal do Sporting da Covilhã em crónicas regulares.

Custo Justo/O

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 545 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora