"Léah e Outras Histórias" de José Rodrigues Miguéis

"Léah e Outras Histórias" de José Rodrigues Miguéis

"Léah e Outras Histórias"
de José Rodrigues Miguéis

Círculo de Leitores
264 Páginas

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Galardoado em 1959 com o primeiro Prémio Camilo Castelo Branco,» Léah e outras histórias» é porventura o seu livro mais conhecido com ambientes portugueses e outros mais cosmopolitas.
O vocabulário rico, a sintaxe primorosa, o tom satírico ( a lembrar Eça ), o lirismo, o espírito observador, as personagens bem construídas e o sentido de humor simultaneamente português e estrangeirado resultam numa escrita maravilhosa que se lê com enorme prazer.
Destas narrativas, provavelmente com raízes autobiográficas, onde encontramos o sonho, a saudade da sua Lisboa natal, o presente e o futuro, a infância e adolescência, o fim da monarquia e o consequente início da república, a burguesia portuguesa com as suas características peculiares, os amores passageiros ou interesseiros e a vida no estrangeiro.

---
JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS nasceu em Lisboa, a 9 de Dezembro de 1901. Formou-se na Faculdade de Direito de Lisboa (1924) e foi um dos fundadores da revista Seara Nova (1922). Advogou, foi professor do ensino secundário, presidente da Segunda Liga da Mocidade Republicana e co-director do jornal O Globo. Licenciou-se em Ciências Pedagógicas na Universidade de Bruxelas (1933) e fixou residência nos EUA (1935) como redactor-associado da Reader s Digest e, posteriormente professor universitário. Escreveu contos, romances, novelas e peças de teatro. Apesar de quase toda a sua produção ter sido escrita longe da pátria (o que explica a preferência por temas do exílio e da emigração), mantém o humorismo magoado, a simpatia humana e o lirismo tipicamente portugueses. São suas obras principais: Páscoa Feliz (1932, Prémio Casa da Imprensa), Onde a Noite Se Acaba (1946), Saudades para Dona Genciana (1956), Léah e Outras Histórias (1958, Prémio Camilo Castelo Branco), A Escola do Paraíso (1960), a peça de teatro O Passageiro do Expresso (1960), Gente da Terceira Classe (1962), É Proibido Apontar (1964) e O Milagre Segundo Salomé (1975). Foi condecorado pela Presidência da República com o Grande-Oficialato da Ordem de Sant Iago da Espada, em 1979. Faleceu a 27 de Outubro de 1980, em New York.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 168 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas