"Arquitectura e Humanismo" - O Papel do Arquitecto, Hoje em Portugal de Vasco Croft - 1ª Edição de 2001

"Arquitectura e Humanismo" - O Papel do Arquitecto, Hoje em Portugal de Vasco Croft - 1ª Edição de 2001

"Arquitectura e Humanismo"
O Papel do Arquitecto, Hoje em Portugal
de Vasco Croft

1ª Edição de 2001
TERRAMAR Editores
Dimensões: 210 x 240 mm
322 Páginas
Ilustrado

A arquitectura, a criação da beleza e a sua apreciação fazem parte da nossa experiência, e as suas manifestações inspiram a nossa vida, constituindo parte do nosso «património cultural». Por isso, a fealdade caótica dos ambientes urbanos em que hoje vivemos, em contraste com a beleza de velhas cidades e aldeias, choca-nos e leva-nos a pensar se projectar «belos edifícios», semeados ao acaso pela nossa esquálida, monótona e degradada paisagem urbana, é suficiente ou se contribui, de alguma forma, para a sua qualidade.
Alguns críticos ou historiadores chamam «crescimento orgânico», à forma como as nossas cidades se desenvolvem, desculpando assim a irresponsabilidade que o processo revela. Faz-se, dessa maneira, a defesa do irracional, do não-planeamento, do caos urbano, da congestão viária e do lixo, como forma de conseguir «diversidade» em vez de «monotonia», numa estranha convicção ideológica de que tudo se compõe «naturalmente».
O espírito técnico e artístico nasce quando a sociedade é capaz de compreender e de responder aos desafios sociais que se colocam à sua frente. Os esforços e a luta do homem para conseguir as melhores condições para o seu «habitat», a par da evolução progressiva das formas e técnicas construtivas, representam um dos mais belos serviços que o arquitecto pode prestar à humanidade: qual é a outra profissão que se pode gabar disto?

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COM UMA DEDICATÓRIA DE OFERTA DE NATAL

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 101 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora