Confirme se o veículo pertence realmente ao anunciante.
Veja pessoalmente o veículo e tente levá-lo a uma oficina independente.
Peça o livro de revisões e confirme a sua veracidade em termos de quilometragem e histórico.
Verifique sempre o histórico do veículo, se possível, antes de decidir comprá-lo. Se o veículo tiver um empréstimo, certifique-se que estará pago antes da mudança de proprietário.
Quando vende
Solicite documentação para a identificação do potencial comprador (BI, passaporte, carta de condução, etc) antes de permitir um test drive e verifique com a sua companhia de seguros se você tem a necessária cobertura. Algumas apólices de seguro não cobrem suas perdas em caso de roubo ou dano se forem entregues as chaves do carro.
Indivíduos que se intitulam como concessionários poderão contactar com a promessa de vender o seu carro. Às vezes, eles deixam um pequeno depósito mas, em seguida, desaparecem com o carro.
Certifique-se de ter recebido o pagamento integral antes de entregar o veículo. Se o pagamento for por cheque, aguarde até que tenha sido autorizado pelo banco.
Seja prudente em situações quando os potenciais compradores são de um país diferente e que querem pagar com um cheque ou transferência bancária. Este é um método comum utilizado pelos fraudulentos.
Insista num Contrato Promessa de Compra e Venda.
Lembre-se
Ver a correcta documentação da pessoa interessada antes de permitir que faça um test drive do seu veículo.
Cuidado com falsos documentos e com os indivíduos que se intitulam como concessionários ou negociantes de automóveis.