Uma Aprendizagem Ou O Livro dos Prazeres de Clarice Lispector

Uma Aprendizagem Ou O Livro dos Prazeres de Clarice Lispector

Vendo: 7,00 euros - Tem 4 Fotos -Preço na Bertrand 16,00 euris; Fnac 16,00 eurios; Wook 16,00 euros;

Titulo: Uma Aprendizagem Ou O Livro dos Prazeres
Autor: Clarice Lispector
Capa: Fernando Mateus (sobre fragmento de Femmes au Chien (1924-25 de Laurencin)
Edição: Relógio DÁgua
Páginas: 138

Sinopse:

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres é o sexto romance da escritora brasileira Clarice Lispector, publicado em 1969

No livro Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, a personagem Loreley, conhecida entre os amigos pelo apelido Lóri, sai da cidade de Campos para vir morar e trabalhar como professora primária no Rio de Janeiro. Única filha mulher, com quatro irmãos, nasce de família rica, que a ajuda todo mês com uma mesada. O livro conta sua história de amor com Ulisses, professor universitário de filosofia a quem conhece por acaso, quando ele lhe oferece uma carona. Desde então, tem início uma experiência amorosa que foge aos padrões. Trata-se de uma aprendizagem, estimulada por Ulisses, mas que ambos experimentam: o objetivo é amadurecer a relação e aguardar o momento certo pleno para fazer amor. A narrativa acompanha o lento e saboroso processo de espera, quando enfim poderão usufruir de uma troca afetiva densa e livre. Ela, especialmente, que já tivera namorados e relações sexuais, terá de enfrentar a própria sombra: vencer os medos que a impedem de viver plenamente a entrega. Há toda uma preparação para que a proposta de Ulisses se cumpra: Queria que você, sem uma palavra, apenas viesse. Segundo o escritor francês Georges Bataille, a experiência erótica traz consigo o desejo de conhecer e de se abrir para o mundo, inclusive para o que foge à compreensão racional. É o que acontece: Sua alma incomensurável. Pois ela era o Mundo. E no entanto vivia o pouco. Isso constituía uma de suas fontes de humildade diante de qualquer possibilidade de agir.

Estilo:

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres começa com uma vírgula: " , estando tão ocupada, viera das compras de casa que a empregada fizera às pressas porque cada vez mais matava serviço..."

Fragmentos do texto já haviam sido publicados, com variações, entre os anos de 1967 e 1969, sob a forma de crônicas que a romancista escrevia para o Jornal do Brasil

Opinião de Leitores:

Uma verdadeira aprendizagem
Helena Horta

Clarice Lispector disse um dia que escrevia para salvar vidas...ou a sua própria vida. A leitura deste livro permitirá a muitas mulheres e homens salvarem-se de si próprios, assim o queiram e estejam conscientes dessa necessidade de mudança. Recomendo vivamente.

Obra Maior
Tiago Pinto

Os romances de Clarice são prova viva de que uma obra maior não o é, nunca necessariamente, pelo tamanho - um livro superior, a começar pelo título, que é talvez dos mais cativantes de sempre - o livro dos prazeres!

Um relato do íntimo humano
Alice Melão

Livro que consegue abranger, através de um texto intrincado, várias questões cruciais do ato de viver a vida. Clarice Lispector relata-nos os mais íntimos detalhes da aprendizagem de uma mulher, pelo seu Eu e todos os seus sentidos, necessária para a sua própria realização e capacidade de amar alguém. Livro que recomendo.

Romance dos Sentidos...
Ângelo Santos

Uma relação distante presente, um amor que começa na observação do Eu e termina na relação a dois. Uma narrativa imensa que representa toda a subjetividade humana nas suas privadas e intermináveis dúvidas.

Custo Justo/O
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 462 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora