A Paixão Segundo G. H. de Clarice Lispector

A Paixão Segundo G. H. de Clarice Lispector

Vendo: 9,00 euros - Tem 4 Fotos - Preço na Bertrand 18,00 euros - Esgotado; Wook 18,00 euros - Esgotado;

Titulo: A Paixão Segundo G. H.
Autor: Clarice Lispector
Capa: Fernando Mateus
Edição: Relógio DÁgua Editores
Páginas: 145

Sinopse:

«- Tu eras a pessoa mais antiga que eu jamais conheci. Eras a monotonia de meu amor eterno, e eu não sabia. Eu tinha por ti o tédio que sinto nos feriados. O que era? era como a água escorrendo numa fonte de pedra, e os anos demarcados na lisura da pedra, o musgo entreaberto pelo fio d'água correndo, e a nuvem no alto, e o homem amado repousando, e o amor parado, era feriado, e o silêncio no voo dos mosquitos. E o presente disponível. E minha libertação lentamente entediada, a fartura, a fartura do corpo que não pede e não precisa.

Opinião de Leitores:

Exigente, desafiante, mas extraordinário
Teresa Carvalho

Ler este livro foi como assistir a um concerto de música clássica em toda a sua complexidade formal e diversidade instrumental, porque muito embora em vários momentos tenha encontrado uma maior dificuldade na compreensão do texto, um esbarrar na parede, continuei a fazê-lo com deslumbramento e curiosidade, expectante em perceber até onde me levaria a autora. E que momentos de grande genialidade tem esta Obra. E não, a escrita não é acessível e fluida, requer antes alguma paciência, disponibilidade e abertura mental, muita análise e reflexão. Ao longo da narrativa acompanhamos o monólogo filosófico e vertiginoso da personagem central na procura da sua transcendência. Da sua posição no mundo e dentro do seu próprio mundo - mais pequeno mas mais invasivo. O cenário é simples mas repleto de contrastes e intensidade, dentro do qual a autodescoberta moral e religiosa se desenvolve através de uma improvável luta (física e interior) entre G.H. e uma barata, sendo entre estas duas figuras, num frente-a-frente humilde mas edificante, que o ato se desenvolve, possuindo tanto de insólito quanto de extraordinário.

A Paixão Existencial(ista)
Anabela Borges

O que é que significa individualidade? É possível perdê-la a partir de um acto comum, de um gesto do quotidiano? Este livro relata uma experiência individual incrível, um mergulho em si mesmo, uma imersão surreal no mais profundo ser da condição animal. Tudo começa com uma barata... A escrita é única, e este livro só podia ter sido escrito por Clarice Lispector. A organização narrativa é muito original. Cada capítulo começa com a frase final do capítulo anterior. A linguagem é toda ela simbólica e imersiva. A narrativa foca a sua atenção no melhor e o pior da condição humana, numa reflexão permanente, através do monólogo da narradora carregado de simbologia. E o presente disponível. E minha libertação lentamente entediada []. E não posso contar mais Genial! Recomendo!

Clarice, Clarice!
Tiago Pinto Matos

A minha obra de introdução à obra de Clarice, que será para sempre o meu favorito - a paixão de G.H. inspira-me ainda diariamente, e ainda mais quando escrevo e medito sobre ela. Palavras não tenho para descrever o romance, e não haverá melhor remédio do que ler Clarice.

A tomada de consciência do vai e vem interior
Joana C. Pinto

Um livro desconcertante que faz-nos leitores e (talvez) narradores também de uma história que pode ser nossa. Exige trabalho de compreensão e de centralização num Eu dilacerado por uma tomada de consciência que passa rapidamente de dor a prazer. A escrita simples complexifica o pensamento de quem a lê.

Custo Justo/O
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 461 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora