Os Lobos. Tragédia Rústica em três actos por Franc
Os Lobos. Tragédia Rústica em três actos por Franc
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Os Lobos. Tragédia Rústica em três actos por Franc
N 10347 Os Lobos. Tragédia Rústica em três actos por Francisco Lage ; João Correia dOliveira. Desenhos de D. Alice Rey Colaço. Porto Companhia Portugueza Editora. 205 Pgs. 17,5x13cm.
"Tragédia rústica em três atos", da autoria de Francisco Lage e João Correia de Oliveira, levada à cena em agosto de 1920, no Teatro Nacional de Almeida Garrett, com um sucesso firmado em 44 representações sucessivas e em reprises, nos dois anos seguintes, em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Viseu. A paz da pacata aldeia de Castro termina com a chegada à serra de Ruivo, um lobo do mar, que aí vem cumprir uma pena de desterro. O poder de sedução que exerce sobre as mulheres vale-lhe a hostilidade dos homens da aldeia que o acusam de ter matado umas cabras, misteriosamente estripadas. Na verdade o crime fora cometido por Gardunho, um louco que fora criado com os lobos. Além da história do trio amoroso Ruivo, Luzia e Águeda, salta para primeiro plano ao longo da peça a recriação exata da fala, usos, crenças e gestos do dia a dia da região rural. Por fim, para vingar a honra da mãe, o filho de Águeda mata Ruivo. Cumpre-se, assim, o sentido desvendado por Rino Lupo, autor da adaptação da peça ao cinema (cf. "Nota dos Editores à 2.a edição"), segundo o qual a peça simboliza a vitória do Portugal de tradição rural sobre o Portugal de tradição marítima.
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"Tragédia rústica em três atos", da autoria de Francisco Lage e João Correia de Oliveira, levada à cena em agosto de 1920, no Teatro Nacional de Almeida Garrett, com um sucesso firmado em 44 representações sucessivas e em reprises, nos dois anos seguintes, em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Viseu. A paz da pacata aldeia de Castro termina com a chegada à serra de Ruivo, um lobo do mar, que aí vem cumprir uma pena de desterro. O poder de sedução que exerce sobre as mulheres vale-lhe a hostilidade dos homens da aldeia que o acusam de ter matado umas cabras, misteriosamente estripadas. Na verdade o crime fora cometido por Gardunho, um louco que fora criado com os lobos. Além da história do trio amoroso Ruivo, Luzia e Águeda, salta para primeiro plano ao longo da peça a recriação exata da fala, usos, crenças e gestos do dia a dia da região rural. Por fim, para vingar a honra da mãe, o filho de Águeda mata Ruivo. Cumpre-se, assim, o sentido desvendado por Rino Lupo, autor da adaptação da peça ao cinema (cf. "Nota dos Editores à 2.a edição"), segundo o qual a peça simboliza a vitória do Portugal de tradição rural sobre o Portugal de tradição marítima.
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