NunÁlvares chefe Militar. Belisário Pimenta.1923

NunÁlvares chefe Militar. Belisário Pimenta.1923

N 13767 - NunÁlvares chefe Militar por Belisário Pimenta. Biblioteca de Estudos livres V. Coimbra Académica Editora 1923. 20,5x26,5cm. 61 pgs. 12x19cm. Ass de posse. .

Belisário Pimenta é, hoje, um desconhecido. Natural de Coimbra, onde nasceu em 1879, seguiu a carreira militar, ingressando na Arma de Infantaria em 1902, depois de cumprir o curso da Escola do Exército. Passou à reserva no posto de coronel em 1939. Faleceu em 1969.
A sua longa vida ficou marcada pela formação anarquista, adquirida na tipografia da família, localizada na Praça Velha, e por um inamovível anticlericalismo, que nem o Estado Novo refreou. Aos oitenta anos, considerou determinantes, ao longo da sua vida, a aprendizagem libertária no seio do operariado tipográfico, a «preocupação patriótica e «a repulsa pelo ultramontanismo fosse ele religioso, civil ou militar, embora a Companhia de Jesus constituísse «o alvo principal de todos os ataques[1]. Militou nas hostes republicanas, no partido de António José de Almeida, e foi comissário da polícia de Coimbra em 1910 e 1911. Nunca aderiu à situação política criada pelo 28 de Maio de 1926 e a essa circunstância atribuiu Belisário Pimenta o facto de não ter alcançado o posto de general.
Dedicou-se aos estudos de história militar, área em que a sua erudição e rigor lhe granjearam admiração, e de história local, publicando vários artigos sobre Miranda do Corvo. Foi um observador atento da vida política e social. E é esta última qualidade, plasmada num diário de mais de sete mil páginas, mantido durante sessenta anos, que o torna uma figura digna de atenção por quem se dedica ao estudo do século XX. Pelos dezanove volumes, cuidadosamente passados a limpo e providos de índices onomástico e analítico, passam inúmeras figuras da nossa história recente. Esperamos encetar a sua publicação, centrando-nos, para já, nos dois volumes iniciais, que não são de diário mas de memórias.
Foi iniciado na Carbonária e foi iniciado maçon do Grande Oriente Lusitano
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 700 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora