Canções de beber. Rubayiat na obra de Fernando Pessoa

Canções de beber. Rubayiat na obra de Fernando Pessoa

N 21646 Canções de beber. Rubayiat na obra de Fernando Pessoa. Edição de Tiragem LDA. Editora de Arte 1997. 500 Exs. Pinturas de Eurico Gonçalves. 82 Pgs. Formato oblongo 32x24cm. Encadernação Editorial. Livro no estado de novo.
Omar Khayyam pois terá nascido em 18 de Maio de 1048 em Nishapur e morrido em 4 de Dezembro de 1131, na mesma cidade. Não ponho as mãos no fogo pela exactidão destas datas, embora um dos feitos de Khayym tenha sido o de calcular como corrigir o calendário persa. Além de matemático, Khayyam foi astrónomo e filósofo Mas foi, sobretudo, um grande poeta. Além de grande bebedor Oito séculos depois, em Lisboa, outro grande poeta, Fernando Pessoa, também apreciador de vinho, estudou a fundo a obra de Omar Khayyam.
E escreveu rubai e rubayat. Foi a investigadora da Faculdade de Letras de Lisboa, Professora Maria Aliete Galhoz quem recuperou esses rubai e rubayat, quase todos inéditos 44 (entre éditos e inéditos), e os reuniu num livro, ilustrado por Eurico Gonçalves e editorialmente por mim organizado, livro que foi publicado em 1997, «Canções de Beber na Obra de Fernando Pessoa. Lembro-me que quando o Eurico me trouxe as ilustrações, lhe perguntei por que motivo eram todas elas «ao baixo. Resposta do artista «um livro sobre este tema tem de ser ao baixo o Omar Khayyam bebia reclinado Respondi-lhe que, em contrapartida, Pessoa bebia ao alto, encostado ao balcão do Val do Rio. Rimos. O livro, que é uma jóia e uma relíquia bibliográfica, ficou ao baixo.

Portes grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 700 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora