"Seara de Vento" de Manuel da Fonseca

"Seara de Vento" de Manuel da Fonseca

"Seara de Vento"
de Manuel da Fonseca

Edição de 1999
Planeta
Coleção Clássicos Contemporâneos
188 Páginas
Encadernação Editorial

Seara de Vento é um romance neo-realista de Manuel da Fonseca publicado em 1958.
É inspirado por um acontecimento trágico que ocorreu no Cantinho da Ribeira, lugar localizado na freguesia de Trindade, em Beja, nos anos 1930. Neste episódio um trabalhador rural é acusado de roubar cereais a um agricultor.

Neste livro retrata-se a vida da família Palma, uma família simples e tradicional portuguesa do Alentejo, que habita numa pequena vila onde a força das oligarquias (a GNR e as famílias ricas) oprime terrivelmente os camponeses e subverte as relações familiares.
Acusado injustamente de roubo pelo lavrador-hipotecário, o chefe de família fica desempregado. O camponês decide enveredar pelo contrabando, apesar dos protestos da filha. A mulher, ludibriada por um interrogatório policial, denuncia o marido, suicidando-se depois. O camponês, depois de alvejar a tiro o lavrador e o seu filho, refugia-se em casa, onde é morto pela polícia.

----
Manuel da Fonseca nasceu em Santiago do Cacém, em outubro de 1911. Poeta, romancista, contista e cronista, foi uma das figuras centrais do movimento neorrealista. A sua obra poética, o livro de contos O Fogo e as Cinzas e os romances Cerromaior e Seara de Vento destacam-se numa produção literária que teve sempre o Alentejo como pano de fundo. Faleceu a 11 de março de 1993, aos 81 anos.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

C0MO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 105 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas