"O Assalto ao Santa Maria " de Henrique Galvão - 1ª Edição de 1974

"O Assalto ao Santa Maria " de Henrique Galvão - 1ª Edição de 1974

"O Assalto ao Santa Maria "
de Henrique Galvão

1ª Edição de 1974
Edições Delfos
Coleção Compasso do Tempo
320 Páginas

A Operação Dulcineia foi uma operação coordenada por Henrique Galvão e Humberto Delgado, que teve como objetivo principal desviar o paquete português Santa Maria, cheio de passageiros.

O sequestro ocorreu de 21 para 22 de janeiro de 1961, por um grupo de 23 exilados políticos portugueses e espanhóis - integrantes da Direção Revolucionária Ibérica de Libertação (DRIL) -, que então faziam oposição política aos governos ditatoriais de António de Oliveira Salazar e de Francisco Franco, sob o comando do capitão Henrique Galvão e de Jorge de Soutomayor, desencadeando a chamada Operação Dulcineia. O paquete foi então chamado de "Santa Liberdade". Durante a ação foi morto a tiro o 3.º piloto, o oficial João José Nascimento Costa. A embarcação acabou por fundear no porto do Recife, no Brasil, em 2 de fevereiro seguinte.

O autor refere-se, na primeira parte do livro, ao golpe militar de 28 de Maio de 1926 e ao imediato estabelecimento da ditadura em Portugal, que, segundo Galvão, tinha sido necessária, mas que devia ser estabelecida apenas por um período temporário, enquanto estivessem a ser reconstruídas as fundações das instituições políticas e administrativas do país . Para o capitão Henrique Galvão dois grupos de problemas requeriam solução, para a paz e reputação da nação. Em primeiro lugar, teriam de ser resolvidos os problemas originados pela crítica situação fiscal e administrativa; em segundo lugar, as instituições políticas e económicas do país teriam de ser reformadas em moldes viáveis. Simultaneamente, teriam de se empreender reformas sociais urgentes sem colidirem com os sentimentos tradicionalmente democráticos do povo . Porém, Portugal acabou por não regressar a um governo cujo poder fosse legítimo. Sob a designação de República unitária e corporativa , Salazar que é retratado, neste seu livro, como uma miniatura híbrida, de Maquiavel, Estaline, Savonarola, Mussolini e Inquisidor do Santo Ofício manteve uma nova e disfarçada forma de ditadura , a partir da Constituição de 1933, que, apenas, em teoria garantia os direitos do indivíduo, incluindo a liberdade de reunião, religião e reunião.

---
Militar português, nascido em 1895 e falecido em 1970, de nome completo Henrique Carlos Malta Galvão, foi administrador nas colónias e deputado à Assembleia Nacional durante o Estado Novo. Por volta de 1950, porém, afastou-se do regime. Foi preso em 1952, acusado de ações conspirativas, evadindo-se em 1959. Comandou depois operações armadas contra o regime, como o sequestro do paquete "Santa Maria", em 1961, que teve forte repercussão internacional.

Henrique Galvão produziu várias obras literárias, como Em Terra de Pretos, Crónicas d'Angola (1929), Revolução (1931), Contos Africanos (1934), Impala, Romance dos Bichos do Mato (1946), Pele (1958), entre muitos outros. Recebeu o 1º Prémio de Literatura Colonial por O Velo d'Oiro, e o Prémio de Literatura Colonial por Terras do Feitiço e O Sol dos Trópicos.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 6 919 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos

Opções do anúncio