"Nem Só Mas Também" de Augusto Abelaira - 1ª Edição de 2004

"Nem Só Mas Também" de Augusto Abelaira - 1ª Edição de 2004

"Nem Só Mas Também"
de Augusto Abelaira

1 Edição de 2004
Editorial Presença
Coleção Grandes Narrativas
242 Páginas

Romance póstumo de Augusto Abelaira (1926 a 2003), que tinha começado a trabalhar nesta obra ainda antes da edição do seu livro anterior, e último publicado em vida, "Outrora Agora" (que na altura recolheu a unanimidade dos prémios: o da APE, do Pen Club, da Crítica e o Eça de Queirós). Este novo romance, que o autor concluíra em 2001, dois anos antes da sua morte, só ainda não tinha sido entregue ao editor porque Abelaira queria fazer-lhe uma última revisão, rigoroso como era.
Miguel Real sintetiza-o assim (JL, 12/05/04): "encontramo-nos perante um romance-testamento espelhador da visão estética e filosófica do mundo própria do autor, também nos encontramos perante um romance que, à luz desta visão, faz igualmente as contas com o legado civilizacional europeu e conclui que, tanto num como noutro aspecto, mais do que a razão é o Acaso que ilumina a vida dos homens e guia a História."

" 'Nem Só mas Também' ficará como um dos marcos da ficção abelaireana, significativa culminância de um seu 'núcleo temático' central e da sua forma singular de ser escritor. E constitui, de imediato, o grande lançamento nesta época de 'feiras do livro'."
José Carlos de Vasconcelos, Visão

" um dos mais lúcidos e provocantes romancistas portugueses com uma escrita cristalina, subtil, de grande mobilidade sintáctica. Marcou várias décadas da cultura portuguesa, na ficção e no jornalismo, com a sua ironia leve mas acutilante, a sua invenção de jogos do pensamento, a sua atenção ao mundo e à história, à ciência."
Urbano Tavares Rodrigues, JL

---
Escritor, professor e jornalista, nasceu em 1926 em Ançã, Cantanhede. Foi director de programas na RTP e director da Seara Nova. Estreou-se literariamente com A Cidade das Flores (1959), onde traça o perfil de uma certa juventude portuguesa do após-guerra. Em As Boas Intenções (1963), romance que obteve o Prémio Ricardo Malheiros, prossegue com o retrato da pequena burguesia citadina. Sem Tecto entre Ruínas vale-lhe o Prémio Cidade de Lisboa em 1979. Mais recentemente, publicou Deste Modo ou Daquele (1990) e Outrora Agora (1996). Esta última obra valeu-lhe o Grande Prémio de Romance e Novela, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores, em 1997. Faleceu em Lisboa, no ano de 2003.

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 100 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agora