"Ida" de Gertrude Stein - Edição de 1979

"Ida" de Gertrude Stein - Edição de 1979

"Ida"
de Gertrude Stein

Edição de 1979
Editora Ulisseia
176 Páginas

"Havia um bebê que tinha acabado de nascer e cujo nome era Ida. Sua mãe o segurou com as mãos para evitar que Ida nascesse, mas quando chegou a hora Ida chegou. E com Ida veio sua gêmea, e isso era assim que ela estava lá, Ida-Ida."
Ida é certamente um dos mais belos livros de duas mulheres que existe. Cada uma contando à outra as palavras que estão nelas, Gertrude stein e Ida, uma mulher solteira, repetidas ad infinitum para transformar um ser anónimo em um personagem lendário.

---
Oriunda de uma próspera família americana de origem judaica alemã, Gertrude Stein nasce em Allegheny, Pensilvânia, a 3 de fevereiro de 1874. Nos primeiros anos, vive com os pais e os quatro irmãos mais velhos em Viena, na Áustria, e em Paris, França. Os Stein regressam aos Estados Unidos em 1879, a tempo de Gertrude começar a frequentar a escola.

Boa aluna, vem a estudar Psicologia e Medicina, mas não conclui nenhum dos cursos. Em 1903, estabelece-se em Paris, no n.º 27 da Rue de Fleurus, onde, além de começar a escrever de forma consistente, desenvolve uma faceta de colecionadora e patrona das letras e artes, em especial dos cubistas. Permanecerá na capital francesa até ao final da vida, fazendo da sua casa um dos mais míticos salões artísticos do século XX.

Morre a 27 de julho de 1946, deixando uma obra vasta e profundamente original que inclui títulos como Three Lives (1909), Tender Buttons (1914), The Making of Americans (1925), A Autobiografia de Alice B. Toklas (1933) e Paris França (1940).

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 168 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos