"Freud e a Psicanálise" de Ludwig Marcuse - 1ª Edição s/d

"Freud e a Psicanálise" de Ludwig Marcuse - 1ª Edição s/d

"Freud e a Psicanálise"
de Ludwig Marcuse

1ª Edição s/d
Livros do Brasil - Lisboa
Coleção LBL Enciclopédia
172 Páginas

Quando Freud disse: «O céu deixamo-lo nós aos anjos e aos pardais», não estava a produzir uma chalaça ou um insulto, mas apenas a manifestar, muito deliberadamente, que o seu centro de interesse e de pesquisa não tinha - nem queria ter - qualquer coincidência com uma explicação do homem por fora do homem, quando não contra o homem. O céu do teólogo, ou o do naturalista, era, para Freud, a alienação a evitar a todo o transe. Na verdade, nem o homem se explica pelo anjo, nem pelo pardal Só uma «descida ao abismo», que o mesmo é dizer ao subconsciente e ao inconsciente humanos, poderá fazer, um dia, ascender o homem ao céu da desalienação, o céu mais terra que se possa conceber Marcuse, o filósofo, medita, como ninguém, sobre Freud e o seu gigantesco empreendimento: o lançar das bases e da prática da psicanálise. Freud e a Psicanálise, um livro a ler e a reter!

---
Ludwig Marcuse (8 de fevereiro de 1894 em Berlim 2 de agosto de 1971 em Bad Wiessee ) foi um filósofo e escritor alemão de origem judaica .

De 1933 a 1940, Marcuse viveu na França, estabelecendo-se com outros exilados alemães em Sanary-sur-Mer . De 1940 a 1950, ele viveu em Los Angeles. Retornou à Alemanha no final de sua vida.

Em 1962, seu livro de não ficção Obscene: The history of an indignation foi publicado. A obra gira em torno dos principais julgamentos de obscenidade: Lucinde de Friedrich Schlegel (Jena, 1799), Madame Bovary de Gustave Flaubert (Paris, 1857), Round Dance de Arthur Schnitzler (Berlim, 1920), Lady Chatterley de DH Lawrence (Londres, 1960) e Tropic of Cancer de Henry Miller (Los Angeles, 1962). Um capítulo também é dedicado à cruzada de Anthony Comstock e à New York Society for the Suppression of Vice .

Marcuse escreveu não ficção, principalmente sobre o papel da literatura alemã na medida em que ela estava ligada a causas filosóficas e políticas progressistas e emancipatórias. Essas obras incluem assuntos como Heine , Börne , Georg Büchner , o desenvolvimento da tragédia, Sigmund Freud , a filosofia da felicidade e vários outros.

Seus artigos estão guardados na Universidade do Sul da Califórnia.

Ludwig não era parente de Herbert Marcuse (outro intelectual alemão exilado de ascendência judaica), embora tivesse um irmão com o mesmo nome.

ESGOTADO NESTA EDIÇÃO

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 156 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora