"A República" de Platão - 7ª Edição de 1993

"A República" de Platão - 7ª Edição de 1993

"A República"
de Platão

Introdução, tradução e notas de Maria Helena Rocha Pereira

7ª Edição de 1993
Fundação Calouste Gulbenkian
Coleção Textos Clássicos
516 Páginas
Encadernação Editorial com sobrecapa

Do mais antigo ensaio de teoria política utópica, como se tem chamado à República, pode dizer-se, paradoxalmente, que começou cedo a exercer grande influência. Apesar de criticada por Aristóteles já na época helenística vemos postas em prática duas novidades ensinadas por este diálogo, e confirmadas pelas Leis: as escolas públicas, sustentadas pelo Estado, e a educação das raparigas. E também a orientação dos estudos para a Filosofia (a rivalizar com a direção oposta, ensinada por Isócrates, que consistia em ver na Retórica o coroamento natural do desenvolvimento intelectual dos seus alunos). Tampouco deve esquecer-se o papel do mito de Er (bem como dos outros três sobre o mesmo tema) na fixação de uma escatologia com castigos e recompensas, de acordo com o procedimento moral de cada um. Tal como sucede em todos os domínios da cultura grega, também neste a máxima difusão é alcançada através dos Romanos. Bom conhecedor dos filósofos helénicos e seu principal divulgador, Cícero devotava culto especial a Platão, cujos diálogos quis imitar, sobretudo os dois maiores, escrevendo um De Republica e um De Legibus. Na primeira destas obras havia até uma parte a que se conserva intacta chamada Sonho de Cipião, que constituía uma réplica ao mito de Er. É extremamente significativa a escolha do destruidor de Cartago para ouvinte da revelação que lhe faz o seu antepassado por adoção, Cipião o Africano, pois, com estas figuras, estamos no ponto de intersecção entre a virtus romana e a sophia grega.

Inspirado no modelo de Platão, Cícero descreveu uma cidade que é uma idealização de Roma e que, por sua vez, servirá de modelo ao principado de Augusto. Desse modo se pode afirmar que, embora indiretamente, ela passou do património da literatura utópica para o da história universal.

(Da introdução de Maria Helena Rocha Pereira)

---
Platão terá nascido em 428 a.C., em Atenas, cidade onde também morreu, provavelmente em 348 a.C. Uma das mais relevantes figuras do período clássico da Grécia Antiga, foi filósofo e matemático, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia, em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com o seu mentor, Sócrates, e o seu discípulo, Aristóteles, Platão lançou os alicerces da filosofia ocidental. Entre as suas obras mais relevantes, além de O Banquete, contam-se República, Fédon, Górgias, Íon ou Apologia de Sócrates.

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 072 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora

Opções do anúncio