"A Maravilhosa Viagem" de Castro Soromenho - 3ª Edição de 1961

"A Maravilhosa Viagem" de Castro Soromenho - 3ª Edição de 1961

"A Maravilhosa Viagem"
de Castro Soromenho

3ª Edição de 1961
Editora Arcádia
476 Páginas
Capa dura com sobrecapa

A Maravilhosa Viagem' é, ao mesmo tempo, uma tentativa de exposição etnográfica das extensas áreas percorridas por exploradores portugueses e uma evocação histórica dos feitos desses mesmos exploradores", livro que "não deixará de interessar a quantos se preocupam com os problemas ultramarinos.

Vieram do Bailundo distante os primeiros homens que viveram nestas terras com o nome tribal de Sambos. Mas há mais de dois séculos que aqui vieram parar os Nhembas. O seu chefe edificou cubatas no alto de um outeiro, no meio de vasta planície cruzada por rios e riachos. Eram oleiros e viviam da sua indústria, mas também criavam gado e lavravam terras ribeirinhas. Um dia, guerreiros Bailundos, fugidos à ira do seu soba que, mesmo depois de lhes ter morto o chefe, não cessava de os perseguir, pararam no sopé do outeiro e intimaram os Nhembas a abandonarem a aldeia, porque esse lugar só podia ser morada de fidalgos, deles que eram filhos do chefe Sambo, morto na guerra. Medrosos, os pacíficos Nhembas desceram o monte e nesse dia os atabaques dos filhos do Sambo tocaram aos ventos altos da aldeia abandonada, e o povo fugitivo dançou o batuque dos mortos, para que a alma de sambo descansasse em paz.
EXCERTO

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Castro Soromenho (Chinde, Moçambique, 1910 - São Paulo, Brasil, 1968), jornalista, escritor e etnólogo. Em Angola, foi agente da Companhia de Diamantes, funcionário do quadro da administração colonial e, mais tarde, redactor do Diário de Luanda. Deixa Angola em 1937, para fixar residência em Lisboa.
Colaborou na revista Seara Nova e nos jornais O Diabo e O Primeiro de Janeiro, O Século, A Noite, Jornal da Tarde e Diário Popular. Fez parte da redacção do jornal literário brasileiro D. Casmurro. Abandonou o jornalismo para se dedicar exclusivamente à literatura de ficção e à investigação histórica e etnológica.
A sua atitude intelectual perante a ditadura, que governava Portugal e Colónias, salientava-se por uma crítica frontal, escalpelizadora, tanto a nível social como a nível cultural, com particular incidência sobre a realidade colectiva dos povos africanos, questionando os tabus do etnocentrismo cultural europeu e, sobretudo, os do colonialismo português. O funesto regime de então veio a ordenar a apreensão de obras suas pela polícia política e força-o ao exílio, primeiro em França (Paris), depois nos Estados Unidos e por fim no Brasil. A sua obra ganhou projecção além-fronteiras, sendo traduzida e publicada em França, Alemanha, URSS, Grécia, Argélia, Hungria, Checoslováquia, Itália e editada no Brasil. No exílio leccionou na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, e, depois, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Paulo, Brasil.

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Etiquetas: Literatura

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