Como publicar um anúncio?
Pode inserir anúncios gratuitamente no CustoJusto.pt, através do link "Inserir anúncio grátis", disponível na página inicial do nosso site, e também no cabeçalho de todas as páginas do CustoJusto.pt (“insira anúncios gratuitamente”).
Basta preencher os campos relevantes e obrigatórios das etapas “O seu anúncio” e “Dados de Contacto”, conforme as instruções apresentadas, adicionar as imagens pretendidas (até doze para as categorias de Imobiliária e Veículos, e até três para as restantes
Lembre-se que a clareza da informação que fornecer afectará em muito a recepção do seu anúncio por parte dos visitantes! Anúncios com uma ou mais fotos são, por exemplo, 7 vezes mais visitados do que aqueles sem fotos.
Preencha os seus dados na etapa “Dados de contacto”: caso já tenha conta, irá fazer login para que os dados sejam automaticamente preenchidos. Caso ainda não possua conta, ser-lhe-á pedido que crie uma conta, preenchendo os campos Nome, número de telefone, localização (código postal, Distrito, Concelho e Freguesia).
Seleccionar a opção “Inserir anúncio”. Nesta altura o seu anúncio foi inserido e aguarda revisão pela nossa equipa editorial. Caso não pretenda aderir a nenhum serviço pago, pode inserir novo anúncio ou fazer uma pesquisa pelos anúncios activos no site.
Após inserir o anúncio, este será revisto pela nossa equipa de revisão, e se estiver de acordo com as regras de utilização do CustoJusto.pt, será publicado num prazo médio de 3 horas.
Quanto custa publicar um anúncio no CustoJusto.pt?
No CustoJusto.pt os anúncios são grátis, ou seja, não precisa pagar para inserir anúncios nem paga qualquer comissão pela venda do seu artigo.
Qual é a validade de um anúncio?
Se não o apagar antes, o seu anúncio ficará publicado por um período de 60 dias. Findo este período, poderá ser renovado por um igual período de tempo.
Em que região publico o meu anúncio
Deverá publicar o seu anúncio na região em que o seu produto se encontra localizado.
O que devo escrever no texto do anúncio?
Deve descrever detalhadamente as características principais do produto ou serviço, de forma a que os visitantes o encontrem com mais facilidade. Evite copiar e colar descrições muito longas ou listas de características; além de confuso para os visitantes, pode estar a copiar texto com copyright.
Sugerimos que:
- Detalhe as condições do produto.
- Detalhe o modo pelo qual prefere ser contactado.
- Local onde os interessados poderão ver o produto e o estado do mesmo.
- Detalhe as condições de venda ou compra.
- Não faça uso excessivo de maiúsculas.
- Não coloque links direccionados para outros websites.
- Não coloque termos de pesquisa ou palavras-chave.
Devo colocar o meu email no texto do anúncio?
Para evitar que seja alvo de Spam não colocamos o seu email no texto do anúncio, pelo que também não aconselhamos que o faça. Os visitantes do site podem contactá-lo facilmente através do formulário de contacto, disponível na página do anúncio. Todos os contactos serão enviados para a sua caixa de email sem que o interessado tenha conhecimento do seu endereço de email.
Como colocar fotografias nos meus anúncios?
No formulário “Inserir anúncio”, junto a “Inserir Imagens” carregue na opção “Inserir”. Procure no seu computador a imagem que deseja usar e carregue em “Abrir”. Nas categorias de Imobiliária e de Veículos, poderá adicionar mais cinco imagens, podendo nas restantes categorias adicionar mais duas imagens, bastando para isso repetir o processo nas restantes opções “Inserir”.
As imagens deverão ser nos formatos GIF, BMP, PNG ou JPEG.
Posso colocar código HTML no meu anúncio?
Não, tal não é permitido. Qualquer código HTML será apagado do anúncio.
Tenho de criar registo para utilizar o CustoJusto.pt?
Precisa de ter uma conta activa para colocar anúncios e contactar anunciantes. Os únicos dados pessoais que requisitamos são os que consideramos indispensáveis à introdução do anúncio.
Como faço para confirmar um anúncio?
Já não é necessário confirmar o anúncio, mas deve assegurar-se de que preenche correctamente o seu endereço de email, já que não poderá alterá-lo posteriormente. O seu anúncio será revisto pela nossa equipa de revisão após ter sido inserido no nosso sistema.
Não recebi nenhum email! O que fazer?
Algumas vezes, os programas de email podem reconhecer erradamente algumas mensagens como email não solicitado (Spam). Se não recebeu um email nosso, pedimos o favor de verificar na caixa de Spam (ou equivalente) do seu endereço de email.
Caso não consiga encontrar, nem na pasta de entrada nem na pasta de Spam, sugerimos que nos contacte de modo a que possamos analisar a situação. Também é possível que tenha colocado o endereço de email errado na introdução do anúncio. Se for este o caso, terá de introduzir novamente o anúncio, eliminando o anúncio anterior.
Por que pedem o meu NIPC?
Nos anúncios de empresas é solicitado o número de contribuinte, para ajudar a prevenir situações de burlas. Estes dados servem unicamente para certificação de que é um profissional, de modo a que os utilizadores sintam uma maior credibilidade. Não é cobrado qualquer valor.
Como imprimir o meu anúncio?
Pode facilmente imprimir um flyer do seu anúncio, ou de outro qualquer. Basta clicar em Imprimir anúncio, na própria página do anúncio. É necessário ter instalado o Adobe Acrobat Reader para visualizar correctamente o flyer.
Como faço para localizar o meu anúncio?
Na sua área pessoal, na secção (“Meus anúncios”), encontra todos os seus anúncios publicados no CustoJusto.
Esqueci-me da password!
Caso não se recorde da sua password, seleccione a opção “não tem a password?”, insira o endereço de email através do qual o seu anúncio foi inserido e faça “Enviar”. Receberá na sua caixa de email um link através do qual poderá proceder à alteração da password.
Como posso alterar o meu anúncio?
Para alterar o seu anúncio, clique no link Modificar na página de visualização do seu anúncio e insira a sua password. Efectue as alterações que pretende e ao finalizar as suas alterações serão revistas e o seu anúncio será actualizado.
Como faço para eliminar o meu anúncio?
Para eliminar o seu anúncio, seleccione a opção “Modificar/Eliminar” situada por baixo do seu anúncio na página visualização do mesmo. No fim da página na secção “Gerir o seu anúncio”, clique na opção “Eliminar”. Seleccione o motivo, insira a sua password e carregue em “Continuar”.
Caso não se recorde da sua password, seleccione a opção “não tem a password?”, insira o endereço de email através do qual o seu anúncio foi inserido e faça “Enviar”. Receberá na sua caixa de email um link através do qual poderá proceder à eliminação do seu anúncio.
Como posso colocar o meu anúncio no topo da lista?
Através da opção “Subir”, poderá colocar o seu anúncio imediatamente e de forma automática no topo da lista de resultados, como se tivesse acabado de ser publicado.
Para colocar o seu anúncio de novo no topo da lista, entre na página de visualização do seu anúncio e clique em “Subir”.
Seleccione a opção “Subir”, escolha o método de pagamento (multibanco, cartão de crédito, SMS ou telefone) e clique em “Adquirir serviço”.
Como funciona o Subir 7?
Veja as condições aqui.
Como colocar o anúncio na “Montra”?
Veja as condições aqui.
Como adicionar o serviço “Urgente” ao meu anúncio?
Veja as condições aqui.
Como faço para comprar os vários serviços em simultâneo para o mesmo anúncio?
Enquanto o seu anúncio estiver online, pode a qualquer momento comprar as várias opções para destacar o seu anúncio.
Pode comprar os vários serviços em simultâneo no momento em que finaliza o processo de colocação do anúncio online ou acedendo à sua conta, em “Meus anúncios”. De seguida, seleccione os serviços pretendidos e escolha o método de pagamento.
Por que o meu anúncio continua visível após ter sido eliminado?
São necessários alguns minutos para que o seu anúncio seja eliminado no sistema.
Se após 15 minutos continuar a ver o seu anúncio online, é provável que a página do seu anúncio esteja mantida na cache do seu browser. Sugerimos que faça refresh ao seu browser premindo a tecla “F5”.
Qual o preço dos serviços pagos?
Consulte o preço dos nossos serviços pagos aqui (SERVIÇOS PAGOS / Preços dos serviços).
Como pesquisar um anúncio?
É muito simples pesquisar no CustoJusto.pt! Deverá começar por escolher a região onde pretende fazer a pesquisa. Se assim o pretender, pode filtrar por uma determinada categoria de produto ou serviço.
Por exemplo: "Apartamentos à venda em Lisboa": escolha a região de Lisboa na página principal, e posteriormente a categoria “Apartamentos, Quartos & Garagens” e clique “Ok”.
Pode ainda definir algumas palavras-chave para limitar a pesquisa a essas palavras, como por exemplo: “T2 em Lisboa”, “casa com piscina” (seleccionando categoria Moradias) ou “apartamento com terraço”.
Poderá optar por diversas opções de filtros na sua pesquisa mediante a categoria. Para uma informação mais pormenorizada consulte a ajuda para pesquisa.
Como responder a um anúncio?
Clique no botão “Enviar um email” situado por baixo de “Contactar o anunciante” localizado do lado direito de cada anúncio. Preencha o formulário com o seu nome e email, assegurando-se que o mesmo foi introduzido correctamente (caso contrário o anunciante não poderá entrar em contacto consigo), e se pretender, o seu contacto telefónico.
Pode também contactar o anunciante por telefone desde que esteja disponível no anúncio.
Posso enviar publicidade?
Agradecemos que não use os formulários de contacto para envio de mensagens não solicitadas, com fins publicitários ou oferta de serviços, para um grande número de utilizadores. Além de explicitamente proibido pelo nosso regulamento, é um grande incómodo para os nossos utilizadores. Este tipo de mensagens é filtrado de modo automático pelo nosso sistema, pelo que os destinatários não as recebem.
Onde encontro o identificador do anúncio?
Pode encontrar o identificador do anúncio na URL do anúncio, ou no fim da página de cada anúncio. Sempre que nos contactar, pedimos que indique o identificador numérico ao mencionar um anúncio, de modo a podermos identificá-lo mais facilmente. Pode encontrá-lo na URL do anúncio, ou no fim da página de cada anúncio.
Como guardo um anúncio?
Para adicionar um anúncio à sua lista de anúncios, seleccione a opção “Guardar anúncio” disponível do lado direito do anúncio. Para consultar os anúncios guardados na sua lista, entre na página “Anúncios guardados” disponível no menú superior de qualquer página do nosso site.
Como guardo uma pesquisa?
Para adicionar uma pesquisa à sua conta basta clicar em “Guardar ”, por baixo da barra de pesquisa em qualquer página de pesquisa. Pode guardar até 20 pesquisas nesta página.
Como visualizo os anúncios e pesquisas guardados?
Para visualizar os seus anúncios e pesquisas, seleccione a opção respectiva disponível no canto superior de qualquer página do CustoJusto.pt.
Como removo os anúncios e pesquisas guardados?
Para remover anúncios guardados, deverá ir à respectiva secção e clicar em “Remover” no anúncio que pretende apagar. O mesmo procedimento é aplicado para remover as “Pesquisas guardadas”.
Para que serve o chat do CustoJusto?
Com o chat do CustoJusto poderá contactar de forma muito mais rápida com as pessoas interessadas no seu anúncio! Tem, entre outras, as seguintes vantagens:
- A comunicação entre o comprador e vendedor tem lugar de forma rápida e segura.
- Não perde qualquer conversa, já que poderá aceder desde o seu computador ou telefone (disponível na app iOS, por enquanto) e poderá consultar sempre que queira.
- Poderá bloquear ou desbloquear com quem não lhe interessa conversar.
- Nas aplicações (iOS por enquanto) enviamos notificações para o/a mantermos informado.
- Continuaremos a enviar o email com as conversas que tenha, de forma a que possa consultar na sua caixa de email.
- As suas transacções ganharão mais segurança e agilidade, tratando de tudo através do nosso chat.
Como funciona o chat?
O chat permite aos utilizadores conversar sobre um determinado anúncio e está disponível somente em algumas categorias.
Novas categorias serão adicionadas em breve.
Os utilizadores devem possuir uma conta no CustoJusto para usar o serviço de Chat.
Para preservar os seus dados pessoais e evitar spam, os endereços de e-mail de utilizadores e anunciantes não estarão visíveis durante a conversa.
Somente o nome inserido durante a criação da conta pelo utilizador e / ou pelo anunciante é que ficará visível.
O CustoJusto irá notificá-lo de qualquer nova mensagem (utilizadores com app iOS) e / ou notificá-lo por e-mail para o endereço de e-mail inserido ao criar a conta pessoal.
O Chat também permite enviar e receber anexos.
Para entrar em contato com um anunciante nas restantes categorias em que o serviço ainda não esteja disponível, aceda à página do anúncio e clique em "Enviar uma mensagem". Será enviado um email ao anunciante e o processo segue através de e-mail.
Como responder a uma mensagem?
Para responder a uma mensagem e encontrar toda a troca de mensagens em todos os seus dispositivos:
- Faça login na sua conta pessoal digitando seu e-mail e senha.
- Clique em "Chat".
- Selecione o anúncio desejado para continuar as suas conversas com as pessoas interessadas no seu anúncio.
- Continuará a receber uma cópia de suas trocas de mensagens por e-mail e será notificado no seu telemóvel (iOS por enquanto).
O sistema de Chat também permite enviar e receber anexos.
Nota: O envio de mensagens só está disponível para um número limitado de categorias de anúncios (iremos adicionar, gradualmente, mais categorias)
Como entrar em contacto com um determinado anunciante por email?
Para entrar em contato com um anunciante:
- Faça login na sua conta pessoal digitando seu e-mail e senha.
- Clique em "Chat".
- Escreva a sua mensagem para o anunciante.
- Clique em "Enviar mensagem".
Para encontrar todas as mensagens trocadas em todos os seus dispositivos:
- Faça login na sua conta pessoal digitando seu e-mail e senha.
- Clique em "Chat".
- Selecione o anúncio desejado para continuar as suas conversas com o seu contacto.
- Continuará a receber uma cópia de suas trocas por e-mail e será notificado no seu telemóvel.
O sistema de Chat também permite enviar e receber anexos.
Nota: o envio de mensagens só está disponível para um número limitado de categorias de anúncios (iremos adicionar, gradualmente, mais categorias)
Para entrar em contato com um anunciante nas categorias onde ainda não está disponível o serviço de Chat, aceda à página do anúncio e clique em "Enviar um e-mail".
Como excluir uma conversa?
Para excluir uma conversa da sua interface de Chat:
- Faça login na sua conta pessoal digitando seu e-mail e senha.
- Clique em "Chat".
- Selecione o anúncio referente à conversa.
- Clique em "Apagar conversa" no canto superior direito da conversa ou diretamente no icon do caixote de lixo cinza no lado direito do anúncio na sua lista de conversas.
Como bloquear um utilizador?
Se receber uma mensagem suspeita, a interface de Chat permite-lhe bloquear esse utilizador.
Para bloquear um utilizador:
- Faça login na sua conta pessoal digitando seu e-mail e senha.
- Clique em "Chat".
- Selecione o anúncio desejado.
- Clique em "Bloquear utilizador" no canto superior direito da conversa.
Em que categorias de anúncios é que o serviço de chat está activo?
De momento, o serviço de chat está limitado a algumas categorias de anúncios. Esta informação será actualizada sempre que se adicione novas categorias ao serviço de chat. Por enquanto, está activo nas seguintes categorias-mãe:
- Para Casa e Vestuário
E como vai funcionar nas restantes categorias em que ainda não está activo o serviço de chat?
Nas categorias onde não há serviço de chat activo, continuará a funcionar o sistema de resposta a anúncios por e-mail. Estas respostas não ficarão disponíveis na nova área de chat e continuarão a ser enviadas para a conta de e-mail do anunciante. A partir daí, a gestão das respostas será feita exclusivamente através de email.
Título ou texto
O título
Deve resumir o conteúdo do anúncio, para que seja mais fácil ao público-alvo encontrar o seu anúncio. O título deve conter pelo menos duas palavras. Não é permitida a inserção de caracteres especiais no título. Não deve conter endereços web, palavras como "vendo", "alugo" ou "oportunidade", que estão implícitas na secção ou simplesmente não acrescentam informação, ou preços dos artigos, que deverão estar inseridos na caixa de preço.
A CustoJusto reserva-se o direito de alterar o título do anúncio, de acordo com as regras de publicação estabelecidas.
Sugerimos especificar:
- Animais: raça, sexo.
- Veículos: marca e modelo, extras.
- Ofertas de emprego: cargo oferecido.
- Imóveis: Número de assoalhadas, zona, extras.
O texto
Deve descrever detalhadamente as características principais do bem ou serviço, de forma a que os visitantes o encontrem com mais facilidade. Evite copiar e colar descrições muito longas ou listas de características; além de confuso para os visitantes, pode estar a copiar texto com copyright. Não é permitido copiar os textos dos anúncios de outros anunciantes; estes textos estão ao abrigo da lei de direito de autor e direitos conexos.
Sugerimos que:
- Detalhe as condições do produto.
- Detalhe o modo pelo qual prefere ser contactado.
- Local onde os interessados poderão ver o produto e o estado do mesmo.
- Detalhe as condições de venda ou compra.
- Não faça uso excessivo de maiúsculas.
- Não coloque links direccionados para outros websites.
- Não coloque termos de pesquisa ou palavras-chave.
O artigo ou serviço no seu anúncio deverá ser objectivo e descrito de forma explícita, e o mais detalhado possível, sem o uso excessivo de maiúsculas, links direccionados para outros sites e sempre em Português.
Sugerimos também a indicação do local onde os interessados poderão ver o produto e o estado do mesmo.
Finalmente, não é permitida a utilização de termos de pesquisa ou de palavras-chave no texto do anúncio.
Duplicados
Não é permitida a publicação de mais de um anúncio com o mesmo artigo, serviço ou emprego, mesmo quando oferecido em mais de uma região ou categoria. Se desejar alterar um anúncio já publicado, seleccione a opção “Modificar/Eliminar” situada por baixo do seu anúncio na página visualização do mesmo. No fim da página na secção “Gerir o seu anúncio”, seleccione a opção “Modificar”, insira a sua password e clique em “Continuar”. Efectue as alterações que pretende e ao finalizar, as suas alterações serão revistas e o seu anúncio será actualizado.
Caso não se recorde da sua password, seleccione a opção “não tem a password?”, insira o endereço de email através do qual o seu anúncio foi inserido e clique “Enviar”. Receberá na sua caixa de email um link através do qual poderá proceder à edição do seu anúncio.
Artigos proibidos
O CustoJusto.pt reserva para si o direito de não publicar certas categorias de artigos e serviços, mesmo que não sejam declaradamente ilegais, como especificado no Regulamento de Utilização, e na lista de produtos e serviços não autorizados em "Conteúdo e regras para inserção de Anúncios".
Separar anúncios
Não é permitido anunciar artigos ou serviços de categorias diferentes num só anúncio, visto dificultar a procura dos artigos individuais.
Cada artigo de categorias diferentes deverá ser colocado num anúncio separado, para que tenha mais destaque e seja encontrado com mais facilidade.
Multibanco/Homebanking
Seleccione a opção pagamento por multibanco e clique em continuar. Em seguida, guarde a referência multibanco que foi gerada e dirija-se ao multibanco mais próximo de si ou aceda à sua conta online e efectue o pagamento na opção Pagamento de Serviços.
O serviço será efectuado após o nosso sistema ter confirmado o pagamento.
Receberá uma mensagem de email com a confirmação.
MB WAY
Seleccione a opção pagamento por MB Way e clique em continuar.
Em seguida, indique nome e introduza o número de telemóvei associado à sua conta no MB Way.
Irá receber uma notificação do MB Way para aprovar o pagamento.
Assim que este seja aceite, o serviço será activado e uma factura enviada para o seu endereço de email.
Receberá uma mensagem de email com a confirmação.
Moedas
O CustoJusto permite aos anunciantes a possibilidade de adquirir destaques através de uma carteira de moedas disponível no perfil da conta. Esta carteira pode ser carregada com moedas, sendo que cada moeda é equivalente a 1€ para efeitos de compra de destaques no site.
Como comprar o serviço? Pode comprar moedas na sua conta pessoal. Após o carregamento da carteira, o utilizador pode gastar essas moedas comprando destaques para os seus anúncios. Estas moedas são pessoais, intransmissíveis e não convertíveis em dinheiro. No caso de apagar a conta, as moedas não utilizadas serão canceladas e não poderão ser convertidas em dinheiro.
Pacotes de moedas disponíveis:
10 € - 10 moedas
25 € - 27 moedas (+ 8% em moedas)
50 € - 60 moedas (+ 20% em moedas)
100 € - 130 moedas (+ 30% em moedas)
De acordo com o decreto lei nº 101-D/2020 de 7 de Dezembro, nomeadamente, na alínea b) do artigo 33º constitui obrigação das entidades anunciadoras (neste caso, o CustoJusto) validar a informação relacionada com a certificação energética dos edifícios publicitados, designadamente a classe energética. Por essa razão, será necessário preencher esse campo com o número da certificação energética associado ao imóvel que pretende anunciar. Este número não é publicado no anúncio.
O Certificado Energético é necessário quando o imóvel ainda está em fase de construção?
Para a construção de qualquer imóvel é necessário possuir um Pré Certificado Energético. Após a construção e para obtenção da licença de habitação, é necessária a emissão de um Certificado Energético final.
Uma ruína está dispensada de ter um certificado energético?
De acordo com o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de Dezembro, na sua actual redação, são “edifícios em ruínas” aqueles cujo nível de degradação da sua envolvente prejudica a utilização a que se destina, tal como comprovado por declaração da respetiva câmara municipal ou da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, no âmbito das respetivas atribuições, ou, no âmbito exclusivo da certificação energética, por declaração provisória do SCE emitida pelo PQ nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 20.º. De acordo com a alínea g) do artigo 18º, do referido Decreto-Lei, os edifícios classificados como “edifícios em ruínas” estão excluídos do Sistema de Certificação Energética (SCE), pelo que não se emite um Certificado Energético.
Ou seja, é obrigatória a emissão de uma Declaração Provisória, emitida no Portal SCE por Perito Qualificado em Certificação Energética (PQ), que classifica o edifício em causa como “edifício em ruínas”.
Um imóvel anterior a 1951 está isento do certificado energético?
De acordo com o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de Dezembro, na sua actual redação, são “edifícios em ruínas” aqueles cujo nível de degradação da sua envolvente prejudica a utilização a que se destina, tal como comprovado por declaração da respetiva câmara municipal ou da Direção-Geral do Tesouro e Finanças, no âmbito das respetivas atribuições, ou, no âmbito exclusivo da certificação energética, por declaração provisória do SCE emitida pelo PQ nos termos da alínea c) do n.º 2 do artigo 20.º. De acordo com a alínea g) do artigo 18º, do referido Decreto-Lei, os edifícios classificados como “edifícios em ruínas” estão excluídos do Sistema de Certificação Energética (SCE), pelo que não se emite um Certificado Energético.Um imóvel cuja data de construção seja anterior a 1951, apesar de estar isento de licença de utilização, está abrangido pelo Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de Dezembro, que aprova o Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE), o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH) e o Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS), sendo obrigatório a apresentação de Certificado Energético em processos de venda ou arrendamento.