Identidades, Media e Política
Identidades, Media e Política
Preço: 18 €
Identidades, Media e Política
Identidades, Media e Política
O espaço comunicacional nas democracias liberais
de Maria João Silveirinha
Sinopse
A reflexão sobre o tema da "identidade" está muito ligada à crítica do sujeito feita nas últimas décadas. Há, com efeito, factores fundamentais que descentram a noção de nós próprios, sendo a articulação das "políticas de identidade" a face visível de uma crescente mudança nas condições da nossa formação. A partir da constatação da fragmentação do sujeito político e do crescimento de movimentos sociais heterogéneos, este livro procura repensar a acção em relação a novas formas de subjectividade e a questões de justiça social. Para isso, os termos "identidade", "comunidade" e "comunicação" são explorados como vectores de um nexo conceptual de contornos fluidos que definem o espaço de análise como intercepção das respectivas problemáticas, articuladas numa rede de partilha de valores, práticas e significados. Como resultado desta exploração, a "identidade" adquire, para além da sua vertente sociológica, uma dimensão política e comunicacional - assumindo-se simultaneamente como processo e resultado de formas de pensar e agir sobre si e sobre os outros num campo de acção coordenada. O feminismo como "política de identidade" ocupa, ao longo desta discussão, um importante papel. Tendo as ideias de "indivíduo" e "comunidade" ressurgido nos últimos anos, esta obra procura ainda explorar as diversas dimensões que as atravessam, pela discussão habitualmente conhecida como o debate entre comunitários e liberais. Como "terceira via" a esse debate, e seguindo uma perspectiva habermasiana, o trabalho defende que é possível solucionar os conflitos de uma forma justa, por meio do diálogo, propondo um cidadão cuja identidade é ancorada na experiência de comunicação democrática, em instituições e comunidades discursivas ou dialógicas.
O espaço comunicacional nas democracias liberais
de Maria João Silveirinha
Sinopse
A reflexão sobre o tema da "identidade" está muito ligada à crítica do sujeito feita nas últimas décadas. Há, com efeito, factores fundamentais que descentram a noção de nós próprios, sendo a articulação das "políticas de identidade" a face visível de uma crescente mudança nas condições da nossa formação. A partir da constatação da fragmentação do sujeito político e do crescimento de movimentos sociais heterogéneos, este livro procura repensar a acção em relação a novas formas de subjectividade e a questões de justiça social. Para isso, os termos "identidade", "comunidade" e "comunicação" são explorados como vectores de um nexo conceptual de contornos fluidos que definem o espaço de análise como intercepção das respectivas problemáticas, articuladas numa rede de partilha de valores, práticas e significados. Como resultado desta exploração, a "identidade" adquire, para além da sua vertente sociológica, uma dimensão política e comunicacional - assumindo-se simultaneamente como processo e resultado de formas de pensar e agir sobre si e sobre os outros num campo de acção coordenada. O feminismo como "política de identidade" ocupa, ao longo desta discussão, um importante papel. Tendo as ideias de "indivíduo" e "comunidade" ressurgido nos últimos anos, esta obra procura ainda explorar as diversas dimensões que as atravessam, pela discussão habitualmente conhecida como o debate entre comunitários e liberais. Como "terceira via" a esse debate, e seguindo uma perspectiva habermasiana, o trabalho defende que é possível solucionar os conflitos de uma forma justa, por meio do diálogo, propondo um cidadão cuja identidade é ancorada na experiência de comunicação democrática, em instituições e comunidades discursivas ou dialógicas.
Etiquetas: Outros géneros
Contactar o anunciante
Jose Sousa
Anunciante desde Out. 2011
Verificado com 992 anúncios publicados Viseu - Viseu Último acesso há mais de 3 horas