Egas Moniz - A Vida Sexual : Fisiologia e Patologia (2.ª ed./1904/1917)

Egas Moniz - A Vida Sexual : Fisiologia e Patologia (2.ª ed./1904/1917)

A VIDA SEXUAL. Physiologia e Pathologia. [Dois livros, ou volumes, que constituem a obra, encadernados juntos]. (22,5 x 14 cm.)
A VIDA SEXUAL. Physiologia. *** Dr. Egas-Moniz [Lente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra] ***Lisboa: Livraria Ferreira Ferreira & Oliveira Livreiros-Editores, 1904. Com XIX + [1] + 350 + [2] pp. Com várias ilustrações a p/b..
A VIDA SEXUAL. Pathologia. *** Dr. Egas Moniz [Professor de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa] *** Lisboa: Livraria Ferreira Ferreira L.da, Editores, 1917. Com 262 + [2] pp.
Encadernação editorial em percalina vermelha, com gravações a preto nas pastas e na lombada. Exemplar razoável. Encadernação com marcas de manuseamento, manchas, um pouco descolorida em alguns pontos e com um pequeno desgaste nas margens e na lombada. Na parte de dentro da capa e da contracapa apresenta esfoladelas aparentemente provocadas pela remoção de pedaços de fita-cola. Globalmente, apesar de envelhecida, está ainda muito apresentável. Páginas, de um modo geral, bem conservadas e limpas, embora apresentem um tom amarelecido e algumas pequenas manchas de acidez que, apesar de serem relativamente frequentes, não afectam grandemente o aspecto geral. O primeiro livro tem, no anterrosto, um carimbo de livraria e, no rosto, um outro carimbo de posse. As páginas do segundo livro têm o corte lateral carminado. *** Ambos os volumes da segunda edição. (Apenas as duas primeiras edições foram publicadas em dois volumes com numeração independente, tornando-se contínua a partir da 3. edição). Trabalho estruturado em dois tomos: Fisologia e Patologia, o primeiro publicado originalmente em 1901 e resultando da Tese de Doutoramento de Egas Moniz apresentada na Universidade de Coimbra, enquanto o segundo, publicado pela primeira vez em 1902, foi escrito para prestação de provas num concurso para lente naquela mesma Universidade. Obra não puramente médico-científica, mas também com intenções de profilaxia social, expunha, na primeira parte, os conhecimentos existentes na época sobre o desenvolvimento das características sexuais dos seres humanos, o instinto e o acto sexual, a fecundação, etc., tratando, na segunda parte, dos desvios sexuais, de acordo com as convenções da época. (Índices nas imagens 5 e 7 e 8). Lido à luz dos conceitos actuais, é hoje um trabalho polémico, pois nele o Autor elabora um discurso de diferenciação sexual estribado numa ampla bibliografia produzida entre o final do século XIX e o início do século XX, num contexto de intenso debate sobre os papéis de género. Egas Moniz baseou-se em várias teorias para definir a sexualidade incluindo a eugenia e a teoria freudiana propondo a ideia de que o homem é essencialmente sexual e a mulher é essencialmente mãe. Trata-se certamente do trabalho de divulgação científica no campo sexual que maior êxito editorial teve em Portugal. Conheceu 19 edições, desde a primeira (1901-1902) até 1933, quando a sua venda foi fortemente condicionada pelo Estado Novo. Nesta segunda edição é invulgar. *** Portes: envio gratuito em correio normal (tarifa especial para livros) * envio em correio registado: 1,70
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

mundodepapel

Anunciante desde Jul. 2023
Verificado com 1 715 anúncios publicados Mação - Mação, Penhascoso e Aboboreira
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora