Planeta Sem Retorno de Poul Anderson

Autor: Poul Anderson
Editora: Nova Época Editorial
Páginas: 176

Sinopse:

Empolgante aventura de mistério e suspense num mundo desconhecido da galáxia.

Após dezenas de anos de exploração da galáxia o primeiro planeta habitável é descoberto no sistema de Langrange. A primeira nave enviada para a exploração do planeta nunca voltou. Está sendo preparada a segunda expedição, mas ela encontra-se sobre constante sabotagens e demoras de construção inexplicáveis, algo ou alguém não quer que ela se realize, mas as respostas sobre as misteriosas interferências só podem ser encontradas no planeta de destino.

A guerra, que durante vinte anos tinha sacudido a Terra e Marte, estava terminada. O que sobrava da Terra - cidades destruídas e terras aráveis queimadas - estava total e firmemente sob o domínio do Arconte marciano. Este governante todo-poderoso não tinha a menor intenção de permitir que a Terra conseguisse recuperar sua glória perdida. David Arnfeld, o antigo Comandante da Base Terra, estava, porém preocupado com algo muito mais importante do que o destino da Terra vencida. Examinando toda a seqüência dos acontecimentos, algo lhe parecia muito esquisito. Por que ambas as partes tinham deixado de levar em consideração as inúmeras possibilidades de terminar aquela guerra horrível, logo no primeiro ou no segundo ano da conflagração? E qual era a razão principal dos dois planetas terem iniciado as hostilidades? Depois de algumas investigações e com um pouco de sorte, Dave começa a achar respostas - trata-se de informações de importância capital para Marte e para a Terra.Mas precisava agir com muita rapidez. Havia demais interesses em jogo e demais pessoas envolvidas para que um só homem pudesse anular os planos cuidadosamente calculados.

Autor:

Poul William Anderson, nasceu em Bristol, Pensilvânia, 25 de Novembro de 1926 e faleceu em Orinda, Califórnia, 31 de Julho de 2001. Foi um escritor estadunidense da Era Dourada da ficção científica. Alguns dos seus primeiros contos foram publicados sob o pseudónimo de A. A. Craig, Michael Karageorge, e Winston P. Sanders. Foi, ainda, autor de diversas obras que se podem classificar como literatura fantástica, como na série King of Ys.

Em 1972 tornou-se o sexto presidente dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América.

Filho de pais de origem dinamarquesa, formou-se em física na Universidade de Minnesota.
Começou a escrever ficção científica em 1937, enquanto estava convalescente de uma doença. O seu primeiro conto, publicado na revista Astounding em Setembro de 1944, foi A matter of relativity. Em 1947 publicou a sua primeira obra de envergadura: Tomorrow's children na mesma revista, mês de Março, com apenas 20 anos.

Muita da sua ficção científica baseia-se firmemente em conceitos científicos razoavelmente rigorosos, aos quais se juntam algumas especulações improváveis, mas que se tornaram habituais nas narrativas do género, como viagens a uma velocidade superior à da luz. Uma das suas especialidades consistia em imaginar planetas com vida, diferentes da Terra, mas cientificamente plausíveis. Um dos mais famosos destes mundos é o que serve de palco a "The man Who Counts", em que Anderson define um tamanho e composição para o mesmo que permitisse a vida de seres humanos em interacção com outros seres racionais, voadores, de modo a explorar as consequências de tal convivência.

Custo Justo/O