O Elevador do Bom Jesus do Monte (Braga) - 1º Edição 2001

O Elevador do Bom Jesus do Monte (Braga) - 1º Edição 2001

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Profusamente Ilustrado Fotos a Cores e Preto e Branco

Edição: 1 Edição 2001

Titulo: O Elevador do Bom Jesus do Monte (Braga)

Autores: José Manuel Lopes Cordeiro, Fernando Mendes, António Vasconcelos (Grupo de Trabalho do Elevador do Bom Jesus do Monte)

Fotografia: Catarina Miranda

Edição: Ordem dos Engenheiros - Região Norte

Dimensões: 23 x 16 cm

Páginas:125

O Elevador do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, na cidade e município de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho.

Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Em 23 de Maio de 2013 foi classificado Monumento de Interesse Público

Foi construído por iniciativa do empresário bracarense Manuel Joaquim Gomes (1840 -1894) com o objetivo de substituir a linha dos americanos de Braga (veículos sobre carris puxados por cavalos), que originalmente se estendia até ao santuário e que tinha de ter a sua tração complementada por bois na íngreme subida em dias de maior afluência.

O projeto foi da autoria do engenheiro suíço Niklaus Riggenbach que, a partir do seu país enviou todas as indicações necessárias para a execução do projeto e instalação dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados em março de 1880, com colaboração técnica do engenheiro português de ascendência francesa Raul Mesnier du Ponsard. A inauguração ocorreu em 25 de março de 1882 . (O seu sucesso foi de tal ordem que, nesse mesmo ano, constituiu-se em Lisboa a Companhia dos Ascensores, que convidou Mesnier para projetar e instalar na capital portuguesa uma série de elevadores funiculares e de carros de cabo sem fim os primeiros dos quais se encontram até hoje em funcionamento.)

A campanha de reparações levada a cabo em 1946 utilizou material oriundo do desmantelamento do Comboio do Monte, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira.

Funciona sobre uma rampa, sendo constituído por duas cabines independentes, ligadas entre si por um sistema funicular com contrapeso de água. Cada cabine tem um depósito, que é cheio de água quando no nível superior, e esvaziado quando no inferior. A quantidade de água é calculada em função do número de passageiros nas cabines, a cada viagem.

Distância: 274 m
Desnível: 116 m
Inclinação: 42%

Entrada, no sopé do monte (século XXI).
Tempo de Viagem: 2,5 - 4 min., dependendo do número de passageiros
Velocidade média: 1,2 - 1,8 m/s

Linha do elevador: composta por duas vias paralelas, cada uma das quais com duplo carril e cremalheira central.
Bitola: 1435 mm (bitola internacional)

Data da Substituição do Cabo: 1956
Comprimento do cabo de aço: 300 m
Diâmetro do Cabo: 38 mm
Peso do Cabo: 1500 kg

Peso da Cabina: 5000 kg (as cabines foram construídas na Suiça pela empresa SLM - Oficinas de Olten
Número de passageiros por cabina: 38
Capacidade do depósito de água: 5850

Custo Justo/O
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