Nos 40 Anos da Carta do Bispo do Porto A Salazar (D. António Ferreira Gomes)

Nos 40 Anos da Carta do Bispo do Porto A Salazar (D. António Ferreira Gomes)

Vendo: 10,00 euros - Tem 5 Fotos

Estado do Livro: Completamente Novo

Titulo: Nos 40 Anos da Carta do Bispo do Porto A Salazar(D. António Ferreira Gomes)
Prefácio: Professor Doutor Carlos A. Moreira Azevedo
Organização: Centro de Estudos de História Religiosa Manuel Bidarra
Composição: Paula Mendes de Almeida
Editora: Multinova - União Livreira e Cultural, Sa
Dimensões: 23 x 15 cm
Páginas: 223

Em 1958, Portugal vive em pleno Estado Novo. O Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes (1906-1989) escreveu nesse ano a Carta a Salazar.
Antigo bispo do Porto escreveu uma carta a Salazar com denúncias sociais e questões de ordem política. Escutemos a história do Bispo que teve a coragem de enfrentar o regime.
A "Carta a Salazar" foi um documento "importantíssimo" contra o regime salazarista e revela também um "setor mais progressivo da Igreja na resistência ao Estado Novo" que foi "fundamental para fazer o 25 de abril", acrescentando que a missiva fez "estremecer a ditadura".

D. António escreve esta carta (pró-memória) a Salazar para deixar alguns dos temas que gostaria de discutir com o Presidente do Conselho, num encontro que teria sido prometido pelo próprio Salazar no caso de D. António terminar a sua ausência temporária do país e vir a Portugal votar. Na sua opinião, porque é que um roteiro de sugestões para um encontro em que Salazar prometia discutir, tudo o que D. António entendesse culmina no exilio do Bispo.
Como resposta à carta, Salazar forçou António Ferreira Gomes ao exílio durante uma década. O regresso a Portugal só aconteceu na chamada "primavera marcelista", mantendo-se sempre 'persona pouco grata' e "alvo da censura, que rasurava as suas palavras e o seu nome na imprensa"!

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 550 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora