Modigliani (A Poesia do Olhar) de Doris Krystof

Modigliani (A Poesia do Olhar) de Doris Krystof

Vendo: 4,00 euros - Tem 8 Fotos

Título: Modigliani (A Poesia do Olhar)
Autor: Doris Krystof
Edição: Taschen
Tradução: Teresa Curvelo
Dimensões: 30 x 24 cm
Páginas: 96

Índice:

Ideias Fecundas
Colunas de Ternura
Ele Era o Nosso Aristocrata
O Segundo Templo de Beleza
Apenas Uma Muda Afirmação da Vida
Vida e Obra

Amedeo Clemente Modigliani, nasceu em Livorno, 12 de julho de 1884 e faleceu em Paris, 24 de janeiro de 1920. Foi um artista plástico e escultor italiano que viveu parte significativa de sua vida adulta radicado em Paris.

Em 9 novembro de 2015 um comprador chinês, não identificado, pagou 170,4 milhões de dólares (158 milhões de euros) por "Nu Couché" (1917-1918), o segundo valor mais alto de sempre conseguido num leilão de arte a seguir a "Les Femmes d' Alger", de Pablo Picasso

Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.

Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas.

Fruto de diversas culturas, amigo de tantos artistas e encontrando-se numa conturbada fase de questionamentos e transições, sua obra entretanto não pode ser considerada filiada a nenhuma escola, sendo toda ela dotada de um estilo próprio e autônomo.

Seus nus, que provocaram escândalo em seu tempo, revelam não sensualidade, mas um desnudamento da alma humana. Seu estilo faz parte de um momento em que a arte pictórica, confrontada à fotografia, lutava para manter seu espaço, seus valores e sua estética.

O encontro com o escultor Constantin Brancusi marcou a carreira de Modigliani, que por um longo período abandonou a pintura pela escultura. Impressionado pelo cubismo, muito influenciado por Cézanne, Toulouse-Lautrec e Picasso, o artista executou nesse período esculturas nas quais se misturam influências da escola de Siena e da arte da África negra, sobretudo das esculturas do Congo e do Gabão.

Nota-se em suas esculturas uma forte influência da arte africana e cambojana, que provavelmente conhecera no Musée de l'Homme. Seu interesse pelas máscaras africanas é evidente no tratamento dos olhos de seus modelos.

A partir de 1912, com o agravamento de sua doença, Modigliani abandona a escultura, concentrando-se apenas na pintura.

Custo Justo/O


Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 524 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora