Diário de Um Pároco de Aldeia de Georges Bernanos

Diário de Um Pároco de Aldeia de Georges Bernanos

Vendo: 4,00 euros - Tem 3 Fotos - Preço na Bertrand 16,00 euros; Fnac 16,00 euros; Wook 16,00 euros

Titulo: Diário de Um Pároco de Aldeia
Autor: Georges Bernanos
Tradução: João Gaspar Simões
Edição. Círculo de Leitores
Páginas: 264

Sinopse:

É de 1936 a publicação da obra mais emblemática de Georges Bernanos, Diário de um pároco de aldeia, na qual verte o seu arguto espírito de perscrutador dos âmagos da alma, nos domínios da mística e das misteriosas dimensões em que atua a Graça na natureza. Neste palco, a fraqueza, a humildade, o sofrimento, o sentido de serviço são as eficazes armas no combate infindável contra a adversidade diabólica.

O romance descreve a existência discreta dum jovem padre católico de uma pequena paróquia da região de Ambricourt no norte da França. Sofre fisicamente de dores no estômago e espiritualmente desespera com a falta de fé da população da sua aldeia. Sente-se fraco, inferior, e pensa por vezes que está tocado pela loucura, mas crê firmemente que a graça de Deus perpassa pelo seu sacerdócio: «Tudo é graça!

Apelidado de «romancista número um da vida sacerdotal, é considerado «insuperado, até hoje, no desenho e captura psicológica de padres, o que se deve, além do génio, à sua formação e vivência íntima da vida da graça condicionada pelo contacto, angustiante ou tranquilo, com sacerdotes. A visão do cristianismo de Bernanos é comparada, por alguns críticos, à do académico francês e nobel da Literatura, François Charles Mauriac e do novelista inglês Henry Graham Greene. Georges Bernanos é apontado como um animado intérprete do mal e da luta que a alma trava para o conter. Num apontamento sintético sobre Bernanos, a revista Times, ainda em vida do autor, apresentava-o com estes termos: «Georges Bernanos é o mais ilustre autor católico da França e, simultaneamente, o crítico mais atento da Igreja. E, em entrevista, com o bispo norte-americano Edwin V. OHara, Bernanos explicou que os seus severos ataques aos católicos apenas deveriam ser interpretados como a tentativa de os despertar para as suas responsabilidades.

Opinião de Leitores:

Apologia de um Páraco
Filipe Pinto

É um livro recheado de uma grande profundidade psicológica, Bernanos consegue descrever os sentimentos mais complexos e abstratos com recursos imagéticos. Bernanos descreve o tédio de um padre com as pessoas da sua paróquia com suas intrigas, perdendo o brilho espiritual da sua paróquia.

Maior práxis que especulação
Fábio Pedro

Um bom romance, onde podemos ver uma apologia ao padre que não se prende em altas e abstratas teologias, mas que desce ao concreto da vivência das pessoas e procura ter uma teologia mais pragmática do que teórica.

Custo Justo/O
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 458 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora