As Filhotas de Dona Centopeia

As Filhotas de Dona Centopeia

Vendo: 3,00 euros - Tem 6 Fotos

Anotações: Conto vencedor do prémio "O Livro dos Contos do Mundo" promovido pela Associação Mundial de Educadores Infantis, sediada em Madrid

Livro: Cartonado

Titulo: As Filhotas de Dona Centopeia
Autor: Lourdes Custódio
Ilustrações: José Cardoso Marques
Editora: Ambar
Dimensões: 24 x 21 cm
Páginas: 35

Sinopse:

Além da história o livro tem um capitulo Sugestão: Atividades de Linguagem; Atividades de Psicomotricidade; Atividades de Dramatização: Educação Multicultural e Para A Cidadania; Atividade de Culinária; Atividade de Música; Atividade de Expressão Plástica

Era uma vez uma centopeia que tinha sete filhas : Centapa, Centepa, Centipa, Centopa, Centapax, Centipoca e Centupinha, a maisnova das irmãs.

Apesar de viverem num jardim onde havia muitos outros animais, a família das centopeias andava sempre sozinha.

Ninguém ligava às pequenas centopeias por causa da cor. Sempre que as viam passar no jardim, os outros animais riam-se e faziam troça delas. Onde é que já se vira uma centopeia com cor?

Na verdade, nenhuma tinha nascido com uma cor acastanhada ...digna de uma centopeia: Centapa era amarela mas tão amarela que fazia lembrar o sol. Centepa nascera cor de céu. Centipa tinha a cor dos campos, verde. Enquanto Centopa possuia um tom anilado, Centipoca e Centapax pareciam uma laranja bem madura e um verdadeiro morango. Por último Centupinha, ainda bebé, era violeta como uma flor.

Dona Centopeia como qualquer mãe adorava as suas filhotas e tentava ensinar-lhes que os animais do jardim estavam errados. Por terem cores diferentes da sua e de todas as outras centopeias, não deixavam de ser quem eram: pequenas lindas centopeias!

Mas as centopeiazinhas raramente saiam de casa e viviam tristes por não terem amigos.

Um dia, quando regressava a casa, Dona Centopeia bateu com os olhos num papel que estava pregado numa árvore. Leu em voz alta: "Precisam-se animais coloridos para o Espectáculo da Rainha".
Ao chegar a casa contou, o que tinha lido, às suas filhas. Elas ficaram entusiasmadas e, no dia seguinte, apresentaram-se no palácio. A rainha ficou deslumbrada ao ver umas centopeias tão bonitas e coloridas e convidou-as a viverem no palácio com a mãe. Desta forma, podiam ensaiar todos os dias e participar no espetáculo da rainha que se realizava uma vez por ano.

O tempo foi passando e as centopeias viviam felizes no palácio.
Quando chegou o dia do grande espectáculo todos os animais do jardim, a convite da rainha, vieram assistir.
As centopeiazinhas fizeram um número divertido chamado "A festa do arco-íris". No final foram muito aplaudidas.

Admirados com as suas habilidades, os animais do jardim depressa se aperceberam do erro que tinham cometido. Afinal, apesar de terem cor diferente, as irmãs centopeias eram animais fantásticos!

Todos, um a um, pediram desculpa à Dona Centopeia, convidando-a a visitar o jardim com as suas filhotas. As centopeiazinhas ficaram felizes!

Apesar da cor diferente e da nossa condição cada um tem seu valor todos temos coração!

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 577 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 1 minuto