A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos) de Michael Harrington

A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos) de Michael Harrington

Vendo. 10,00 euros - Tem 3 Fotos

Título: A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos)
Autor: Michael Harrington
Editora: Editora Civilização Brasileira, Sa
Dimensões: 14 x 21 cm
Páginas: 226

Sinopse:

O escritor católico norte-americano Michael Harrington revela neste livro a existência de dezenas e dezenas de milhões de pobres nos Estados Unidos.
A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos) é uma grande reportagem sociológica que expõe o drama dos trabalhadores não especializados, das minorias raciais, dos aposentados, de todo um submundo de pobreza moral e material que pouca gente entre nós suspeita seja encontrável na poderosa nação do Norte.

O conforto material norte-americano esconde a dura realidade de miséria e desespero de amplas camadas sociais marginalizadas pelo American Way of Life.

A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos) livro publicado por Michael Harrington, professor de Ciência Política e fundador dos "Democratic Socialists of America". A outra América para a qual Harrington alertou era um país onde cerca de um quarto da população vivia em condições de pobreza. O seu livro acabou por se tornar uma pedrada no charco, alertando as elites políticas norte-americanas para uma América porventura desconhecida.

A Outra América (Pobreza nos Estados Unidos) é impressionante sob, ao menos, dois aspectos: a conformação de um novo tipo de pobreza, camuflada no consumismo, que provoca rejeição às instituições políticas e, em última instância, à democracia como via de transformação social; e o surgimento do Socialismo Democrático.

O mito da América Afluente resiste até hoje. Mas, em meio ao encantamento, Michael Harrington contou a história real de uma Outra América. Viu e descreveu um país com 50 milhões de pobres. Uma Outra América quase invisível habitada por operários não especializados de fábricas pequenas e improvisadas, trabalhadores rurais e minorias, que não tinham acesso adequado à habitação, educação, assistência médica e alimentação balanceada. Os mitos e as belezas naturais camuflavam a pobreza da Outra América para turistas, estadunidenses ou estrangeiros. Os guetos escondiam os negros pobres, que raramente frequentavam outros bairros. As casas ocultavam idosos solitários na Outra América com pouquíssima ou nenhuma assistência. As novas rodovias contornavam a pobreza da Outra América para levar os moradores dos subúrbios ricos para os escritórios nos centros das cidades. O consumo de roupas e alimentação barata mascarava as famílias pobres da Outra América sob indumentária da moda e gordura pouco saudável. E, assim, as famílias de classe média nutriam uma ignorância bem-intencionada sobre os pobres da Outra América!
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Ernesto Luz

Anunciante desde Dez. 2015
Verificado com 2 552 anúncios publicados Porto - Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora