Tratado da Imortalidade da Alma, Samuel da Silva
Tratado da Imortalidade da Alma, Samuel da Silva
Preço: 33 €
Tratado da Imortalidade da Alma, Samuel da Silva
Autor(es):
Samuel da Silva
Descrição:.
Um canonista portuense, Uriel da Costa, converso ao judaísmo, emigrou para Amesterdão em 1616. Procurava uma sociedade em que a liberdade religiosa fosse garantida, e o convívio de muitos outros judeus portugueses, residentes na Holanda. Uriel da Costa era um « demandista - um filósofo e, pouco depois de chegar a Amesterdão, começou a negar dois dos primeiros artigos de fé do judaismo: a lei oral, complementar da Biblia, e a imortalidade da alma. A ideias de Uriel provocaram enorme confusão na comunidade judaico-portuguesa, fortemente tradicionalista e farisaica. A confusão, que durou 24 anos , ficou assinalada pelo aparecimento de livros polémicos, e pela ocorrência de graves casos, tudo culminado no suicídio de Uriel, em 1640. Nesse quase quarto de século, foram vários os escritos filosóficos , polémicos e teológicos que os tradicionalistas produziram contra o modernismo. Entre eles avulta o Tratado da Imortalidade da Alma ( 1623 ) do médico e rabino portuense. Dr Samuel Silva, amigo de Uriel, mas dele o mais sólido opositor. Considerado um dos últimos categorizados escritos da Segunda Escolástica Luso Hebraíca , o Tratado da Imortalidade da Alma do Dr Samuel da Silva tornou-se espécie bibliográfica raríssima, só agora sendo possível facultar a sua leitura a mais amplo número de estudiosos e leitores. Texto especulativo, baseado na orientação teológica da Filosofia e na opção religiosa do pensamento, o Tratado, além da singularidade mental que o caracteriza, permite um conhecimento do estado das ciências filosóficas e bíblicas na sociedade judaico-portuguesa do exilio, no século XVII. Com vista a documentaro processo em que Samuel da Silva se inseriu, o presente volume incorpora os Escritos atribuidos a....
Editora:
INCM. Imprensa Nacional, Casa da Moeda
Estado:
Em estado novo, nunca aberto ou usado.
Informação de envio:
Portes incluídos no valor anunciado (Correio Normal para Portugal Continental).
Samuel da Silva
Descrição:.
Um canonista portuense, Uriel da Costa, converso ao judaísmo, emigrou para Amesterdão em 1616. Procurava uma sociedade em que a liberdade religiosa fosse garantida, e o convívio de muitos outros judeus portugueses, residentes na Holanda. Uriel da Costa era um « demandista - um filósofo e, pouco depois de chegar a Amesterdão, começou a negar dois dos primeiros artigos de fé do judaismo: a lei oral, complementar da Biblia, e a imortalidade da alma. A ideias de Uriel provocaram enorme confusão na comunidade judaico-portuguesa, fortemente tradicionalista e farisaica. A confusão, que durou 24 anos , ficou assinalada pelo aparecimento de livros polémicos, e pela ocorrência de graves casos, tudo culminado no suicídio de Uriel, em 1640. Nesse quase quarto de século, foram vários os escritos filosóficos , polémicos e teológicos que os tradicionalistas produziram contra o modernismo. Entre eles avulta o Tratado da Imortalidade da Alma ( 1623 ) do médico e rabino portuense. Dr Samuel Silva, amigo de Uriel, mas dele o mais sólido opositor. Considerado um dos últimos categorizados escritos da Segunda Escolástica Luso Hebraíca , o Tratado da Imortalidade da Alma do Dr Samuel da Silva tornou-se espécie bibliográfica raríssima, só agora sendo possível facultar a sua leitura a mais amplo número de estudiosos e leitores. Texto especulativo, baseado na orientação teológica da Filosofia e na opção religiosa do pensamento, o Tratado, além da singularidade mental que o caracteriza, permite um conhecimento do estado das ciências filosóficas e bíblicas na sociedade judaico-portuguesa do exilio, no século XVII. Com vista a documentaro processo em que Samuel da Silva se inseriu, o presente volume incorpora os Escritos atribuidos a....
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INCM. Imprensa Nacional, Casa da Moeda
Estado:
Em estado novo, nunca aberto ou usado.
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- ConcelhoSintra
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