TEATRO Ramada Curto // O Homem que se Arranjou...
TEATRO Ramada Curto // O Homem que se Arranjou...
Preço: 12 €
TEATRO Ramada Curto // O Homem que se Arranjou...
Autor: Ramada Curto
Obra: O Homem que se Arranjou - Três gerações
Editor: J.Rodrigues & C. , 1931
Formato: capa mole
Págs: 225
Observações: Ramada Curto [Lisboa, 1886 - Lisboa, 1961]
Advogado, político, novelista e cronista, é sobretudo como dramaturgo operoso durante meio século que o seu nome é de obrigatória citação numa história da literatura.
Entre O Estigma, com que em 1905 se estreou no espectáculo inangural do Teatro Moderno, dirigido por Araújo Pereira, e Fogo de Vistas, que subiu à cena em 1956 escreveu três dezenas de peças, algumas das quais coroadas por grandes êxitos de público e a que ele próprio aplicou o rótulo de «burguesas por se passarem «entre burgueses, num meio burguês, estudando, com processos naturalistas, aspectos frisantes duma decomposição social.
Mas, com todas as suas virtudes (entre as quais avultam a fluência do diálogo e a forte construção das personagens) e defeitos, o seu teatro documenta fielmente as contradições e limitações da sociedade portuguesa do tempo em que foi escrito e representado, sem que consiga superar, estética e ideologicamente, umas e outras. Cedendo por vezes ao oportunismo (O Caso do Dia, 1926; Sua Alteza, 1930; Recompensa, 1938), a um fantástico de gosto duvidoso (O Diabo em Casa, 1931; Colombina e o Telefone, 1940) ou a um fácil sentimentalismo (A Fera, 1923; Justiça, 1927; O Sapo e a Doninha, 1929; As Meninas da Fonte da Bica, 1948), há nele, contudo, acentos de autêntica humanidade em peças como O Homem Que Se Arranjou ou Demónio (1928), A Cadeira da Verdade (1932) ou Sol Poente (1934).
Mencionem-se ainda, noutras áreas da criação literária, as crónicas reunidas sob o título genérico de O Preto no Branco (1944), o Diário de José Maria (1941) e, entre outras novelas de fruste expressão, Bianca Capelo (1933).
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994
Bom estado
Portes grátis.
Pagamento por paypal, transferência bancária ou mbway
literatura , teatro
Obra: O Homem que se Arranjou - Três gerações
Editor: J.Rodrigues & C. , 1931
Formato: capa mole
Págs: 225
Observações: Ramada Curto [Lisboa, 1886 - Lisboa, 1961]
Advogado, político, novelista e cronista, é sobretudo como dramaturgo operoso durante meio século que o seu nome é de obrigatória citação numa história da literatura.
Entre O Estigma, com que em 1905 se estreou no espectáculo inangural do Teatro Moderno, dirigido por Araújo Pereira, e Fogo de Vistas, que subiu à cena em 1956 escreveu três dezenas de peças, algumas das quais coroadas por grandes êxitos de público e a que ele próprio aplicou o rótulo de «burguesas por se passarem «entre burgueses, num meio burguês, estudando, com processos naturalistas, aspectos frisantes duma decomposição social.
Mas, com todas as suas virtudes (entre as quais avultam a fluência do diálogo e a forte construção das personagens) e defeitos, o seu teatro documenta fielmente as contradições e limitações da sociedade portuguesa do tempo em que foi escrito e representado, sem que consiga superar, estética e ideologicamente, umas e outras. Cedendo por vezes ao oportunismo (O Caso do Dia, 1926; Sua Alteza, 1930; Recompensa, 1938), a um fantástico de gosto duvidoso (O Diabo em Casa, 1931; Colombina e o Telefone, 1940) ou a um fácil sentimentalismo (A Fera, 1923; Justiça, 1927; O Sapo e a Doninha, 1929; As Meninas da Fonte da Bica, 1948), há nele, contudo, acentos de autêntica humanidade em peças como O Homem Que Se Arranjou ou Demónio (1928), A Cadeira da Verdade (1932) ou Sol Poente (1934).
Mencionem-se ainda, noutras áreas da criação literária, as crónicas reunidas sob o título genérico de O Preto no Branco (1944), o Diário de José Maria (1941) e, entre outras novelas de fruste expressão, Bianca Capelo (1933).
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1994
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literatura , teatro
- TipoVenda
- ConcelhoLisboa
- FreguesiaMisericórdia
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Etiquetas: Literatura Outros géneros
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