Santo António de Lisboa (história, tradição e lenda) de F. Gomes Teixeira.

Santo António de Lisboa (história, tradição e lenda) de F. Gomes Teixeira.

LIVRO

-Santo António de Lisboa (história, tradição e lenda) de F. Gomes Teixeira (Reitor honorário da Universidade do Porto, sócio efectivo da Academia Pontíficia das Sciências de Roma, etc).
Edição Livraria Clássica.
1 edição, 1931.
Tem 278 páginas, (preserva as capas originais) encadernação particular em excelente estado, feita na Jaime M. Alves.
Título e autor em dourado sobre carmim na lombada.
(Último livro escrito por o autor).
*EXEMPLAR EM MUITO BOM ESTADO.

SOBRE O AUTOR:
Francisco Gomes Teixeira nasceu a 28 de Janeiro de 1851 na freguesia de S. Cosmado, no concelho duriense de Armamar.
Frequentou a instrução primária na aldeia natal, os estudos liceais no colégio do padre Roseira, em Lamego (Colégio de Lamego) e os universitários em Coimbra. Aqui cursou Matemática (1869-1874), uma escolha ditada pelo acaso entre 3 rumos possíveis (Matemática, Direito e carreira eclesiástica) e assistiu às cadeiras do curso de Filosofia, em regime voluntário.
Em 1874 concluiu a licenciatura com a classificação de "muito bom, por unanimidade, com 20 valores". A 8 de Janeiro do ano seguinte realizou o exame de licenciado, no qual foi "Approvado Nemine Discrepante". A 30 de Junho, no acto de conclusões magnas, defendeu a dissertação "Integração das equações às derivadas parciaes de segunda ordem" e "Theses de Mathematicas puras e applicadas". Finalmente, a 18 de Julho alcançou o grau de "Grão Doutor na Faculdade de Mathematica", com a classificação de "Muito Bom com vinte valores".
Com 25 anos tomou posse como Lente Substituto da Universidade de Coimbra, tendo apresentado uma dissertação no campo da geometria analítica. Passou a leccionar as 1., 2. e 4. cadeiras de Matemática.
Em 1880 passou a Lente Proprietário de "Calculo Differencial e Integral" (1880-1883) e a Lente Catedrático da Faculdade de Matemática da Universidade de Coimbra. Com trinta anos casou com a portuense Ana Arminda Cardoso, filha única de um negociante, da qual teve três filhas. Em Novembro de 1882 substituiu voluntariamente o Lente do 1. ano e, em 1883, por motivos familiares, transferiu-se para aAcademia Politécnica do Porto, escola onde ocupou o cargo de director (1886), leccionou a 3. (1887) e 2. cadeiras (1889) e promoveu a reforma das disciplinas de Matemática. Com a criação da Universidade do Porto, em 1911, Gomes Teixeira foi nomeado seu primeiro reitor. Sete anos mais tarde foi proclamado reitor honorário, embora sem abandonar a docência de "Calculo Differencial e Integral" naFaculdade de Ciências, a qual manteve até 1929. Neste ano foi agraciado com o título de director honorário do Instituto de Investigação de História das Matemáticas, organismo que já anteriormente dirigia.
Publicou a sua investigação em prestigiadas revistas internacionais e viu o seu trabalho premiado pelas academias das Ciências de Madrid, Paris e de Lisboa.
Foi membro de academias, sociedades e comissões científicas, portuguesas e estrangeiras.
Durante os últimos anos de vida escreveu textos sobre História da Matemática e livros sobre as suas viagens e temas religiosos ("Santuários de Montanha", "Apoteose de S. Francisco de Assis (sua vida e obra)", "Uma Santa e uma sábia. Clara de Assis e Sofia Kovalewsky" e "Santo António de Lisboa (História, Tradição e Lenda)".
Morreu a 8 de Fevereiro de 1933 e foi sepultado, como era seu desejo, na igreja de S. Cosmado, Armamar, num túmulo que mandara erigir, com inscrição latina da sua autoria.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 943 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora