Relações de MOÇAMBIQUE Setecentista // António Alberto de Andrade

Relações de MOÇAMBIQUE Setecentista // António Alberto de Andrade

Autor: António Alberto (Banha) de Andrade
Obra: Relações de Moçambique Setecentista
Editor: Agência Geral do Ultramar
Data: 1955
Formato: capa mole
Págs: 637

Observações: António Alberto Banha de Andrade [Montemor-o-Novo, 1915 - Lisboa, 1982]
Historiador e professor universitário, centrou a sua investigação sobre a história da cultura e das mentalidades no período medieval e no século XVIII, a história ultramarina e a história da sua terra natal.
Frequentou o Seminário de Évora e formou-se em Humanidades na Companhia de Jesus. Adquiriu aí uma preparação humanista que o levaria às licenciaturas em Filosofia, na Faculdade de Filosofia de Braga, e em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Doutorou-se em História na mesma Faculdade onde já leccionava (1978-82), depois de uma passagem pelo ensino secundário e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, da Universidade Técnica de Lisboa, como assistente (1966-74).
Foi co-fundador (1950) e director do Centro de Estudos Escolásticos anexo à Faculdade de Letras de Lisboa. Orientou o Gabinete de Estudos Filosóficos do Centro Universitário de Lisboa e foi director da revista Filosofia (1954-61), órgão daquele centro. Como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, do Governo Italiano e da Fundação Calouste Gulbenkian, conheceu as grandes bibliotecas e arquivos de Espanha, Itália, França e Inglaterra.
Dirigiu o Dicionário da História da Igreja em Portugal (1979), onde tem colaboração; fez parte do corpo redactorial da Verbo: Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura; colaborou em Balanço da Colonização Portuguesa (1975), ao lado de Frederic Mauro, Eric Axelson, C. R. Boxer, Joel Serrão e Hermann Kellembenz, com o texto «Ao Fechar a Última Página da Colonização Portuguesa, e em A Historiografia Portuguesa anterior a Herculano (1977); e publicou Notas à reedição da Monarquia Lusitana, de Fr. Bernardo de Brito, 1. e 2. vols. (1973). Publicou também numerosos trabalhos em actas de congressos e separatas de revistas, como Anais da Academia Portuguesa da História ou Revista da Universidade de Coimbra. Participou em numerosos congressos e reuniões científicas e desenvolveu alguma actividade jornalística, em especial nas páginas literárias dos jornais Diário da Manhã, Diário Popular, A Semana e O Estado de São Paulo (Brasil).
Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e do de Santa Catarina (Brasil), membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Academia Portuguesa da História e da Academia das Ciências de Lisboa. - in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. IV, Lisboa, 1997

Texto em muito bom estado, capa com manchas de acidez.
Portes grátis.
Pagamento por transferência bancária ou mbway

história , ultramar , colónias , moçambique
15573
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Bricabook

Bricabook

Anunciante desde Ago. 2020 PRO
Verificado com 4 126 anúncios publicados Lisboa - Misericórdia
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora