O Retrato de Dorian Gray Livraria Garnier 1923.

O Retrato de Dorian Gray Livraria Garnier 1923.

N 8292 - O Retrato de Dorian Gray Livraria Garnier 1923. Tradução de João do Rio. 351 páginas. Esta foi a primeira tradução feita no Brasil desta obra de Oscar wild, único romance deste notável escritor. Foi realizada pelo célebre João do Rio a partir da 1 edição inglesa de junho de 1890, na 'Lippincott's Monthly Magazine'.
O retrato de Dorian Gray apareceu no Lippuicotts Magazine em 1890. Foi de súbito o maior escândalo literário de que há memória. Os jornais, numa crise de furor inaudito, diziam do romance os maiores horrores. E consequentemente diziam também do autor.
Oscar Wilde escreveu várias cartas aos jornais em resposta aos ataques. O romance apareceu em volume com maior número de capítulos e com muitos cortes. Asseguram que Pater, o grande espírito dos Retratos imaginários, que escreveu um artigo de louvor ao romance, corrigiu com Wilde as provas do livro.

Em 1895, no seu processo, Dorian Gray voltou ao escândalo. Leram no tribunal vários trechos da edição do Lippuicotts, interrogando Wilde a respeito. Ele foi quase sempre esplendidamente impertinente. Apenas foi suficientemente menos para que Dorian Gray pudesse parecer uma confissão.
Porque Dorian Gray foi traduzido como Salomé em todas as línguas.
Achei necessário traduzir a esplêndida obra em português. A tradução por circunstâncias independentes da minha vontade esteve oito ou nove anos em provas. Ao revê-la, senti ainda útil publicá-la. Dorian Gray é um dos mais belos livros. E integralmente belo.
Traduzir é servir. Consequentemente, trabalho de inferiores. Nunca um homem de espírito traduz senão quando a sua admiração é culminante. Ainda assim traduz mal. Sempre mal. A tradução tem o perdão de ser uma dádiva generosa, apenas. Traduzi Oscar Wilde como um presente a quantos só podem ler na nossa língua. Esses, através dos defeitos da tradução, serão tocados do inebriante clarão da Beleza.
Não é quanto basta à generosidade do trabalho?
João do Rio
(Londres, 1919)
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 459 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 2 diasTempo de resposta superior a 1 dia