O Manicómio Dr. Heribaldo Raposo de Pedro Afonso

O Manicómio Dr. Heribaldo Raposo de Pedro Afonso

O Manicómio Dr. Heribaldo Raposo

de Pedro Afonso

Num momento da actualidade portuguesa em que se equaciona o encerramento de alguns hospitais psiquiátricos e a consequente desinstitucionalização dos doentes através da sua integração em unidades especiais inseridas nos hospitais centrais e de uma cooperação mais próxima das suas famílias, Pedro Afonso, psiquiatra no Hospital Júlio de Matos surge com um novo romance que tem como tema central a condição do doente mental e os medos que a sociedade em relação a ele ainda encerra.

Em O Manicómico Dr. Heribaldo Raposo e através de visão tão assustadora quanto real do dia-a-dia de um hospital psiquiátrico, Pedro Afonso abre assim caminho à reflexão sobre o regime de internamento nestas instituições e permite que os leitores, ao folhearem o livro, abram as portas de um hospital psiquiátrico e conheçam a realidade intemporal da estória.

Margarida, a personagem principal deste seu novo livro é uma jovem psiquiatra do Manicómio Doutor Heribaldo Raposo, um hospital psiquiátrico da capital onde quase tudo está mal e os doentes enfrentam, todos os dias, condições sub-humanas, devido à inveja e à incompetência do director de serviço e de médicos como o Dr. Ricardo Oliveira.

Inconformada com a negligência, os maus-tratos e o abandono e desistência dos doentes por parte de médicos e enfermeiros do hospital em que trabalha, Margarida e um outro colega, decidem iniciar uma luta solitária contra tudo e todos em prol da melhoria do bem-estar dos seus pacientes. Mas será que vão conseguir enfrentar um sistema adverso e fazer face a regras de funcionamento obsoletas e viciadas?

"Um romance empolgante, por vezes cruel, um relato esquizofrénico que divide o mundo em duas realidades: dentro dos Hospitais Psiquiátricos e fora deles, onde todos nós - supostamente normais - vivemos, preferindo ignorar a existência do primeiro. Pedro Afonso contribuiu com este interessante romance para que se tenha um conhecimento mais profundo sobre uma realidade, que felizmente, nem todos conhecemos."
Luís Robalo de Campos


Portes não incluídos no valor anunciado.
Portes correio normal: 1,60 euro.
Portes correio registado: 3,70 euro

Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Indigo

Anunciante desde Jul. 2013 PRO
Verificado com 11 734 anúncios publicados Sintra - Algueirão-Mem Martins
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora