National Geographic. A proporção Áurea.

National Geographic. A proporção Áurea.

N 11583 National Geographic. A proporção Áurea. Edição especial. A linguagem Matemática da Beleza. Fernando Corbalán. 152 Páginas. 25,5x18cm.
É impossível explicar honestamente as belezas contidas nas leis da natureza, de uma forma que as pessoas possam sentí-las, sem que elas tenham uma boa compreensão da Matemática. (RICHARD FEYNMAN)

Certas formas capturam nosso olhar e mexem com nossos sentidos, bem mais do que outras e, mesmo que não saibamos a princípio o que as diferenciam umas das outras, temos uma sensação de harmonia, encantamento e perfeição. Quando examinamos profundamente o padrão de uma flor, uma concha ou o balanço de um pêndulo, descobrimos uma ordenação incrível, que desperta em nós o maravilhoso que experimentávamos quando crianças. Algo infinitamente maior do que nós se revela, e percebemos que o ilimitado emerge dos limites, dos padrões bem definidos.
Algumas das referências mais antigas aos prazeres que essas formas causam aos nossos sentidos, e sua ligação com a Matemática estão ligadas ao nome do filósofo grego Pitágoras (569 500 a.C.) que observou, na Natureza, a ocorrência de certas combinações e relações entre números. Para Pitágoras, a explicação da ordem e da harmonia na Natureza iria ser encontrada na ciência dos números.
Quando você acha algo muito bonito ou entra num lugar que transmite uma inexplicável sensação de harmonia, saiba que isso acontece por causa de determinadas formas que obedecem a uma regra geométrica especial, chamada de proporção áurea. Uma flor, uma construção, as ondas do mar ou a disposição das sementes no interior de uma maçã: a Matemática está presente em tudo que é belo.

Portes a cargo do comprador
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 491 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora