Luís de Sttau Monteiro. Todos os anos, pela Primavera. Encadernado e autografado.

Luís de Sttau Monteiro. Todos os anos, pela Primavera. Encadernado e autografado.

N 16410 Luís de Sttau Monteiro. Todos os anos, pela Primavera. 1 Edição Guimarães Editora 1963. Encadernado em de pele, conserva as capas de brochura. 14x19cm. 107 (3) pgs. Autografado (Benguela?), 1963.
Dedico esta peça sem espírito de camaradagem mas com uma fortíssima gargalhada a totós que, pela própria natureza do regime prisional a que estejam, ou venham a estar sujeitos, se considerem, em consciência, obrigados a proibi-la. Obra obviamente proibida pela censura.
Luís Infante de Lacerda Sttau Monteiro nasceu em Lisboa a 3 de abril 1926 e faleceu a 23 de julho de 1993 na mesma cidade. Partiu para Londres com dez anos de idade, acompanhando o pai que exercia as funções de embaixador de Portugal. Regressa a Portugal em 1943, no momento em que o pai é demitido do cargo por Salazar. Licenciou-se em Direito em Lisboa, exercendo a advocacia por pouco tempo. Parte novamente para Londres, tornando-se condutor de Fórmula 2. Regressa a Portugal e colabora em várias publicações, destacando-se a revista Almanaque e o suplemento "A Mosca" do Diário de Lisboa, e cria a secção "Guidinha" no mesmo jornal. Em 1961, publicou a peça de teatro Felizmente Há Luar, que se baseia na figura de Gomes Freire de Andrade, enforcado após a revolta liberal de 1817. A obra foi distinguida com o Grande Prémio de Teatro, tendo sido proibida pela censura a sua representação. Só viria a ser representada em 1978 no Teatro Nacional. Foram vendidos 160 mil exemplares da peça, resultando num êxito estrondoso. Foi preso em 1967 pela Pide após a publicação das peças de teatro A Guerra Santa e A Estátua, sátiras que criticavam a ditadura e a guerra colonial. Em 1971, com Artur Ramos, adaptou ao teatro o romance de Eça de Queirós A Relíquia, representada no Teatro Maria Matos. Escreveu o romance inédito Agarra o Verão, Guida, Agarra o Verão, adaptada como novela televisiva em 1982 com o título Chuva na Areia.
Obras: Ficção Um Homem não Chora (romance, 1960); Angústia para o Jantar (romance, 1961
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 433 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora