Jorge Sousa Braga - Animal Animal : Um Bestiário Poético

Jorge Sousa Braga - Animal Animal : Um Bestiário Poético

ANIMAL ANIMAL : UM BESTIÁRIO POÉTICO / ORG. JORGE SOUSA BRAGA

AUTOR(ES): Braga, Jorge de Sousa, 1957-
PUBLICACAO: Lisboa : Assírio & Alvim, 2005
DESCR. FISICA: 182, [9] p. ; 21 cm
COLECAO: Documenta poetica

Quantos animais (para além de nós) existirão à face da terra? Ninguém é capaz de responder a esta questão. Só sabemos que são inumeráveis como as estrelas do céu. Muitos de nós vivem como se eles não existissem. Contudo, somos companheiros de viagem. E simultaneamente o produto dessa viagem. A maioria deles partiu muito antes de nós. Só muito recentemente nos juntámos a eles. O nosso futuro e o deles são indissociáveis. A nossa história conjunta é uma história de fascínio e de repulsa, de extermínio e de amor.
Os primeiros poemas sobre animais são provavelmente tão velhos como a própria poesia. Há um poema dos «inuit» que fala de um tempo em que as palavras eram mágicas e em que os homens se podiam transformar em animais e os animais em homens. Todos eles falavam a mesma linguagem. Com o passar dos milénios perdemos essas capacidades. Já não nos podemos transformar em animais (e vice-versa) e as palavras deixaram de ser mágicas. Passaram a ser apenas palavras e a magia uma palavra entre elas. [ ]
Um provérbio japonês diz que «todo o animal, até o mais pequeno, tem uma alma». Procurei os poemas em que se podia ver essa «alma». Espero que ela seja também perceptível a olhos desabituados. (Jorge Sousa Braga)

ref. j2
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bibliódromo de Massamá

Anunciante desde Mai. 2014 PRO
Verificado com Sintra - Massamá e Monte Abraão
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta inferior a 23 minutos