Carestia da Vida nos campos. Cartas a um lavrador. Bazílio Telles. 1904
Carestia da Vida nos campos. Cartas a um lavrador. Bazílio Telles. 1904
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Carestia da Vida nos campos. Cartas a um lavrador. Bazílio Telles. 1904
N 14779a Carestia da Vida nos campos. Cartas a um lavrador por Bazílio Telles. 1 Edição, Porto Livraria Chardron 1904. Pequenos defeitos na capa, e consolidação da lombada. 426 Pgs. 12,5x19cm.
Construído sob a forma simples de cartas ao povo, explicando conceitos correntes, o seu autor, apesar de republicano ministeriável, fez-se nomeadamente notar, em 1911, pela sua polémica proposta da reposição da pena de morte.
O pensamento filosófico de Basílio Teles foi essencialmente uma forma heterodoxa de positivismo comtiano, sendo mais fiel às reflexões de Auguste Comte do que as interpretações de Émile Littré ou Herbert Spencer. O positivismo foi determinante na sua concepção da Filosofia da História e na visão cientificista da teoria do poder espiritual. A sua cosmologia implicou uma ideia prévia de natureza (típica do século XVIII e XIX), ou seja, uma ontologia determinista e mecanicista com aplicações na leitura análoga da sociedade e, correlativamente, na ideologia sociocrática.
Não acompanhou, a revolução científica e cosmológica do fim do século, em particular no campo da geometria, mantendo-se fiel ao paradigma euclidiano. Foi essencialmente um pensador marcado por um horizonte teleológico imanentista, embora tenha valorizado uma abordagem indutiva e empirista da teoria do conhecimento. Nunca deixou de subscrever o conteúdo finalista da Lei dos Três Estados, o que equivalia postular uma leitura do progresso das sociedades e da epistemologia ocidental, fundada nos dados da totalidade das ciências.
Na abordagem dos problemas económicos privilegiou a agricultura, como estrutura de produção de carácter auto-suficiente, capaz de fornecer o sustento das populações versus a grande indústria vocacionada para as trocas externas. O pensamento económico de Basílio Teles tinha assim uma vertente tradicionalista, nacionalista e conservadora que defendia uma agricultura autárcica de autoconsumo, contrabalançada por uma perspectiva modernizante.
Construído sob a forma simples de cartas ao povo, explicando conceitos correntes, o seu autor, apesar de republicano ministeriável, fez-se nomeadamente notar, em 1911, pela sua polémica proposta da reposição da pena de morte.
O pensamento filosófico de Basílio Teles foi essencialmente uma forma heterodoxa de positivismo comtiano, sendo mais fiel às reflexões de Auguste Comte do que as interpretações de Émile Littré ou Herbert Spencer. O positivismo foi determinante na sua concepção da Filosofia da História e na visão cientificista da teoria do poder espiritual. A sua cosmologia implicou uma ideia prévia de natureza (típica do século XVIII e XIX), ou seja, uma ontologia determinista e mecanicista com aplicações na leitura análoga da sociedade e, correlativamente, na ideologia sociocrática.
Não acompanhou, a revolução científica e cosmológica do fim do século, em particular no campo da geometria, mantendo-se fiel ao paradigma euclidiano. Foi essencialmente um pensador marcado por um horizonte teleológico imanentista, embora tenha valorizado uma abordagem indutiva e empirista da teoria do conhecimento. Nunca deixou de subscrever o conteúdo finalista da Lei dos Três Estados, o que equivalia postular uma leitura do progresso das sociedades e da epistemologia ocidental, fundada nos dados da totalidade das ciências.
Na abordagem dos problemas económicos privilegiou a agricultura, como estrutura de produção de carácter auto-suficiente, capaz de fornecer o sustento das populações versus a grande indústria vocacionada para as trocas externas. O pensamento económico de Basílio Teles tinha assim uma vertente tradicionalista, nacionalista e conservadora que defendia uma agricultura autárcica de autoconsumo, contrabalançada por uma perspectiva modernizante.
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