Cantigas de Escárnio e Maldizer

Cantigas de Escárnio e Maldizer

Cantigas de escárnio e maldizer : dos trovadores e jograis galego-portugueses / ed. Graça Videira Lopes. 1a ed. Lisboa : Estampa, 2002.

AUTOR(ES): Lopes, Maria da Graça Videira, 1952-
EDIÇÃO: 1a ed
PUBLICAÇÃO: Lisboa : Estampa, 2002
DESCR.FÍSICA: 651, [2] p. ; 24 cm
COLEÇÃO: Obras clássicas da literatura portuguesa. Leitura medieval ; 143

Nascidas nos alvores das nacionalidades ibéricas peninsulares, e estendendo-se por um período que vai, genericamente, de 1200 a 1350, a poesia galego-portuguesa constitui, sem dúvida, um dos fenómenos culturais mais ricos da Idade Média peninsular.

À notável arte lírica que constituem as cantigas de amor e as cantigas de amigo, os trovadores e jograis ibéricos juntam uma não menos notável arte satírica, que se fixa nas chamadas cantigas de escárnio e maldizer, que constituem cerca de um quarto da produção poética que os Cancioneiros medievais fizeram chegar até nós.

Ainda que, em geral, pessoalmente dirigidas, as cantigas de escárnio e maldizer são assim um conjunto de textos, a que poderemos chamar de intervenção, onde os trovadores e jograis riem, criticam, combatem pessoal e politicamente, dando largas a uma veia cómica e satírica que permanece como uma herança maior da Idade Média peninsular. São essas cantigas, devidamente enquadradas do ponto de vista linguístico e histórico, que agora se apresentam em nova edição.

Exemplar sem uso.

ref. m1

ENVIO GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Bibliódromo de Massamá

Anunciante desde Mai. 2014 PRO
Verificado com Sintra - Massamá e Monte Abraão
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora