Abordagem estratégica da guerra da Independência, de José Alberto Loureiro dos Santos.

Abordagem estratégica da guerra da Independência, de José Alberto Loureiro dos Santos.

LIVRO:

-Abordagem estratégica da guerra da Independência, de José Alberto Loureiro dos Santos (Ministro da Defesa Nacional e antigo Chefe do Estado-Maior do Exército).
Edição da Direcção do Serviço Histórico Militar (Estado Maior do Exercito).
1 edição, 1986.
Tem 114 páginas + VII desdobraveis, contém capas de origem, encadernado em tom castanho com título e autor a dourado na capa.
Dimensão: 24cm x 17cm.
SINOPSE
Monografia.
Obra interessantíssima dividida em fases, cada fase tem um desdobravel com mapa de Portugal, para melhor percepção.
A guerra da Independência, opôs Portugal a Castela durante 28 anos, de 1383 a 1411.
Começou com algumas diatribes internas, onde o Reino de Portugal fica dividido em «legitimistas e «revolucionários! D. João I de Castela invade Portugal, cercando Lisboa em 1384. Começavam então as guerras pela independência do País. No Alentejo operava D. Nuno Álvares Pereira, estratega da confiança de D. João de Portugal, que venceu os castelhanos em Atoleiros, uma vitória, como dizia o Prof. José Mattoso, dos archeiros, besteiros e da cavalaria ligeira contra a rigidez convencional dos esquemas de guerra feudais dos castelhanos. Noutro "campo de batalha", nas Cortes de Coimbra, entretanto, e já em 1385, D. João, Mestre de Avis, bem escudado nas teses de Fr. João das Regras, um canonista e legista dominicano português, conseguiu afastar os outros pretendentes à coroa portuguesa D. Beatriz, D. João e D. Dinis, estes dois últimos filhos de D. Pedro e de D. Inês de Castro, e fazer-se aclamar rei de Portugal, sob o nome de João I, fundando uma nova dinastia, a dinastia de Avis. Nas refregas por esse País fora, os Portugueses somaram também vitórias ao longo de 1385, em Aljubarrota, Trancoso e Valverde, comandados pelo agora condestável D. Nuno Álvares Pereira, apoiados por efetivos ingleses e peões plebeus nacionais. Foram então expulsos os exércitos castelhanos do País.

*EXEMPLAR EM EXCELENTE ESTADO, tem Ex- Libris Veritas Institia no frontispicio.

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 905 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora