Abade José Correia da Serra: documentos do seu arquivo (LIVRO RARO)

Abade José Correia da Serra: documentos do seu arquivo (LIVRO RARO)

Autor
Teague, Michael

Editora
Fundação Calouste Gulbenkian

Género Literário
Biografia

Sinopse
José Francisco Correia da Serra nasceu em Serpa, em 1751, embora seja comummente indicada como data de nascimento ao dia 5 de Junho de 1750, e faleceu a 11 de Setembro de 1823, nas Caldas da Rainha.

Era filho do Dr. Luís Dias Correia, médico, e de D. Francisca Paula Luísa de Leon. Neto materno de Manuel Rodrigues Serra Porto, sobrinho do padre Jerónimo Madeira de Léon, jesuíta, e irmão de Manuel José Correia da Serra, nascido em Serpa em 1755, graduado em Direito Canónico pela Universidade de Coimbra; de Joaquim Correia da Serra, nascido em Serpa, em 1753, arquitecto e engenheiro militar; de Ana José e de Maria, nascidas em Itália, em 1764 e 1765, respectivamente.

Foi pai de Eduardo José, nascido em 1803, em Paris, de mãe francesa - Esther Delavigne. Viveu com o pai durante vários anos, nos Estados Unidos, no período da adolescência, sendo legitimado em 1823, em Portugal. Foi, posteriormente, médico, em Paris.

A família de Correia da Serra fixou-se em Roma e Nápoles, entre 1757 e 1771, data em que Luís Dias Correia regressou a Portugal, deixando a família e Roma. Assim, Correia da Serra estudou na Itália, interessando-se pela história natural, em especial botânica (correspondeu-se com Lineu e com outros especialistas neste domínio, como António Turra), bem como pelo estudo de línguas como o francês, o inglês, o alemão, o italiano, o latim, o grego, o árabe. É possível que tenha, durante algum tempo, estudado medicina. Foi confirmada a sua ordenação em 1776 e graduou-se em direito canónico.

Viajou pela Itália na companhia do duque de Lafões, D. João de Bragança, que estudara em Coimbra e fora colega e amigo de Luís Dias Correia.

Regressou com a família a Portugal em 1777, acabando por fixar residência no Palácio do Grilo, palácio do duque de Lafões, na altura em que este regressou a Portugal, em 1779.

Deixou memória escrita de muitas das suas viagens, como as que realizou à costa da Ligúria (1774), Itália (1776), e das de estudo ao sul do Tejo (1780), às Berlengas (1781), à Estremadura, Alentejo e Algarve (1785).

(...)

Idioma
Português

Estado do livro
Excelente
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

José

Anunciante desde Set. 2023
Verificado com 175 anúncios publicados Odivelas - Odivelas
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora