A questão económica Portugueza, de José Relvas.

A questão económica Portugueza, de José Relvas.

*Entrego em Benfica ou envio por correio.

Livro
-A questão económica Portugueza, de José Relvas.
(Aspectos do Problema Agrícola).
Edição Typographia Bayard.
1 edição, 1910.
Tem 59 páginas.
Sinopse
Conferencia Realisada no Centro Commercial do Porto em 3 de Março de 1910.

N'esse immenso debate não se trata apenas de pro curar na acção directa do Estado, por meio do orçamento, o maior equilibrio na contribuição necessaria á vida col lectiva d'uma nação: o problema da terra como forma mais extensa da propriedade, por assim dizer, como pa trimonio commum e origem primaria de toda a riqueza social - apparece em phases diversas da acção dos parti dos avançados. E e preciso verificar que se não limita, como em epocas anteriores, a uma simples aspiração de posse, mas evoluciona já como base indispensavel a uma nova ordem social.

Assim consideradas as questões agrarias, é tão vasto o seu alcance que o seu estudo, a sua crítica e a previsão do seu futuro são funcçoes de verdadeiros esta distas. E' necessario prever a sequencia evolutiva destas questões, sahidas do domínio da especulação para se integrarem nas necessidades mais urgentes da sociedade, procurando soluções positivas. Porisso a these, que me foi distribuida na serie de conferencias do partido republi cano, mal se ajusta a quem traz a simples collaboração d'uma testemunha, dos problemas agrarios como elles se apresentam na nossa terra, que, tendo uma extensa tra dicção agricola, está infelizmente desamparada do espirito associativo, do qual depende o progresso das industrias ruraes.

*EXEMPLAR muito raro deste livro/opúsculo escrito por José Relvas sobre o estado agrícola na primeira década do séc XX, principalmente no norte do país.
**Disponível para vender o livro Regimen dos cereaes, escrito em 1899 (11 anos antes).

Contactar o anunciante

Carlos Lopes

Anunciante desde Abr. 2014
Verificado com 2 956 anúncios publicados Lisboa - Benfica
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora