A Gripe Pneumónica em Portugal continental 1918. João Frade.

A Gripe Pneumónica em Portugal continental 1918. João Frade.

N 21068 A Gripe Pneumónica em Portugal continental 1918. João Frade. Estudo socioeconómico e Epidemiológico. Sete Caminhos Editora 1 Edição 2005.
Sinopse
Oriunda da Ásia, dos E.U.A. ou da própria Europa (Brest ou Bordéus), a gripe de 1918, designada entre nós por «pneumónica, resultou da acção de uma estirpe de Mixovírus A, altamente patogénica, a qual, associada a gravíssimas complicações respiratórias bacterianas secundárias, provocou cerca de 20.000.000 de mortos, em todo o Mundo.
De acordo com os cálculos por nós efectuados a partir dos dados estatísticos do Movimento Fisiológico da População Portuguesa de 1918, a gripe, só em Portugal Continental, seria responsável por 60.474 mortos.

Autor
JOÃO FRADA
João José Cúcio Frada, nasceu em Mira, em 08/05/1947. Licenciado em Medicina (FML), em Ciências Antropológicas e Etnológicas (ISCSP) e em História (FLL), Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Clínico e Professor Universitário, leccionando na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Universidade Atlântica, em Lisboa, é autor de vários Livros e de cerca de 4 dezenas de Artigos científicos, nas áreas da História Médica, da Antropologia e Etnografia, da História Local, do Método Científico, da Poesia, da Saúde Pública e da Análise Política e Social.

ESGOTADO NO MERCADO
Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 464 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Online agoraTempo de resposta superior a 1 hora