A Escultura Magico Erótica de Chico Tabibuia por

A Escultura Magico Erótica de Chico Tabibuia por

N 13061 A Escultura Magico Erótica de Chico Tabibuia por Paulo Pardal. 143 Pgs. 14x21cm. 2 Edição. Rio de Janeiro UERJ ERCA. 1989.
Críticas

Silveira, Nise da. In: Pardal, Paulo. A escultura mágico-erótica de Chico Tabibuia. 2. ed. rev. e aum. p. 14.
"Em seu processo criador, de fundo ritualístico, Tabibuia parte sempre do tronco e nele se mantém. A peça é inteiriça, sem encaixe. São raríssimos os acréscimos. Há apenas desbaste. Madeira nua, tratada apenas com formão e martelo. Raríssima a presença da cor, ausentes quase sempre ranhuras, torneados e outras distrações decorativas. A escolha da matéria-prima e a fidelidade à volumetria original do tronco da árvore delimitam seu campo expressivo, circunscrevendo a forma. E como sua temática é deliberadamente restrita - uma realidade mítica fechada sobre si mesma, sem transcendência - há uma adequação perfeita entre conteúdo, forma e material.
A forma fálica exerce papel preponderante em sua escultura. Tudo é ou pode se transformar em falo: cabeça, perna, braço, pescoço, vagina, seios, os cornos do Exu, até a glote e o esôfago, enfim, o corpo inteiro do homem e também de animais. Abordando ousadamente a bissexualidade do ser humano, tão freqüente na mitologia e em civilizações milenares, a androginia, o autocoito e a autofelação, surgem, como conseqüência, situações híbridas, como seios-escrotais, falos-vaginais, glandes-cabeças, bem como a representação de práticas sexuais simultâneas e coletivas - anais, vaginais (...)"
Frederico Morais
Morais, Frederico. Chico Tabibuia. Jornal da Galeria Nara Roesler, n. 2.

Portes Grátis
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Amandio Marecos

Anunciante desde Abr. 2011
Verificado com 4 467 anúncios publicados Lisboa - Alvalade
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora