"Thyl Ulenspiegel" de Charles de Coster - 1ª Edição de 1980

"Thyl Ulenspiegel" de Charles de Coster - 1ª Edição de 1980

"Thyl Ulenspiegel"
ou
Lendas e Aventuras Heroicas, Jocosas e Goriosas de Thyl Ulenspiegel e de Lamme Goedzac no País da Flandres e Noutros Lugares
de Charles de Coster

1ª Edição de 1980
Livraria Civilização Editora
Coleção Os Clássicos Belgas
518 Páginas
Encadernação Editorial

Thyl Ulenspiegel ( em francês : La Légende et les Aventures héroïques, joyeuses et glorieuses d'Ulenspiegel et de Lamme Goedzak au pays de Flandres et ailleurs , é um romance de língua francesa de 1867 do autor belga Charles De Coster. Baseado na figura literária do baixo alemão Till Eulenspiegel , o romance de Coster narra as aventuras alegóricas como as de um brincalhão flamengo , Thyl Ulenspiegel , diretamente antes e durante a Revolta holandesa contra o domínio espanhol na Holanda.

De Coster dá a Thyl uma namorada, Nele, e um melhor amigo, Lamme Goedzak , que funciona como um ajudante cômico - ambos não atestados nos contos populares originais. O romance segue muitos eventos históricos na Guerra dos Oitenta Anos .

Thyl Uilenspiegel nasceu em Damme , Flandres, como filho do carvoeiro Claes e sua esposa Soetkin. Ele é trazido a este mundo no mesmo aniversário de Filipe II da Espanha . Quando criança, Thyl já exibe o comportamento travesso pelo qual se tornará famoso quando adulto. Quando jovem, é várias vezes aprendiz de vários artesãos, mas nunca permanece muito tempo com nenhum deles - especialmente devido ao seu hábito de receber comandos literalmente, com resultados hilários e às vezes desastrosos. Ao todo, ele não exerce nenhuma profissão regular, mas passa seu tempo pregando peças e pegando peças, principalmente com padres católicos corruptos.

---
Charles-Theodore-Henri De Coster (20 de agosto de 1827 - 7 de maio de 1879) foi um romancista belga cujos esforços lançaram as bases para uma literatura belga nativa.

Nasceu em Munique ; seu pai, Augustin De Coster, era natural de Liège , que estava ligado à casa do Núncio Apostólico na Baviera em Munique, mas logo voltou para a Bélgica.

De Coster fez sua estreia como poeta na Revue trimestrielle , fundada em 1854, e seus primeiros esforços em prosa foram contribuídos para um periódico intitulado Uylenspiegel (fundado em 1856). Uma correspondência cobrindo os anos de 1850 a 1858, suas Lettres à Elisa , foram editadas por Charles Potvin em 1894.

Sua obra-prima foi The Legend of Thyl Ulenspiegel and Lamme Goedzak (1867), um romance do século 16, que mal foi lido na Bélgica porque não atendia ao padrão convencional do nacionalismo belga, mas se tornou popular no resto do mundo. Na preparação para esta prosa épica dos Gueux , ele passou cerca de dez anos. Uylenspiegel ( Eulenspiegel ) foi comparado a Don Quixote , e até mesmo a Panurge. Ele é o tipo do flamengo do século 16, e a própria história de sua ressurreição da sepultura foi aceita como uma alegoria do destino da raça. As façanhas dele e de seu amigo formam o fio condutor de uma narrativa semi-histórica, cheia de humor picante, apesar das barbaridades que nela encontram lugar. Este livro também foi ilustrado por Félicien Rops e outros.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 105 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas