"Terras do Meu Pais" de Cesare Pavese - 1ª Edição de 1969

"Terras do Meu Pais" de Cesare Pavese - 1ª Edição de 1969

"Terras do Meu Pais"
de Cesare Pavese

1ª Edição de 1969
Portugália Editora
Coleção Contemporânea Nº 111
196 Páginas

A primeira narrativa de Pavese, Paese Tuoi, foi publicada em 1941 e imediatamente despertou escândalo entre aqueles que se opunham a ela e entusiasmo entre aqueles que apoiavam o neorrealismo do qual Pavese era considerado um campeão. E se hoje os seus países são considerados sobretudo o primeiro livro a desenvolver temas primorosamente pavesianos - a solidão, o forte vínculo com as próprias raízes, a relação entre a cidade e o campo - não se pode ignorar a influência que teve sobre toda uma geração de escritores, fascinados. pela sua energia inovadora, a começar por Italo Calvino que escreveu: «havíamos feito uma linha, ou melhor, uma espécie de triângulo: I Malavoglia , Conversazione in Sicilia , Paese tuoi , por onde começar».

---
Cesare Pavese nasceu em uma pequena cidade na qual seu pai, um oficial, possuía propriedades. Ele frequentou a escola e, mais tarde, a universidade, em Turim. Negado uma saída para seus poderes criativos pelo controle fascista da literatura, Pavese traduziu muitos escritores americanos do século XX nas décadas de 1930 e 1940: Sherwood Anderson, Gertrude Stein, John Steinbeck, John Dos Passos, Ernest Hemingway e William Faulkner; um escritor do século XIX que o influenciou profundamente, Herman Melville (uma de suas primeiras traduções foi de Moby Dick ); e o romancista irlandês James Joyce. Ele também publicou críticas, coletadas postumamente em La letteratura americana e altri saggi (1951; American Literature, Essays and Opinions, 1970).
Fundador e, até sua morte, editor da editora Einaudi, Pavese também editou a revista antifascista La Cultura. Seu trabalho levou à sua prisão e encarceramento pelo governo em 1935, uma experiência mais tarde relembrada em Il carcere (publicado em Prima che il gallo canti , 1949; em The Political Prisoner, 1955) e na novela Il compagno (1947; The Comrade, 1959). Seu primeiro volume de poesia lírica, Lavorare stanca (1936; Hard Labour, 1976), seguiu sua libertação da prisão. Uma novela inicial, Paesi tuoi (1941; The Harvesters, 1961), relembrou, como muitas de suas obras, os lugares sagrados da infância. Entre 1943 e 1945, ele viveu com partidários da Resistência antifascista nas colinas do Piemonte.
A maior parte da obra de Pavese, principalmente contos e novelas, apareceu entre o fim da guerra e sua morte. Em parte pela influência de Melville, Pavese se preocupou com mito, símbolo e arquétipo. Um de seus livros mais marcantes é Dialoghi con Leucò (1947; Dialogues with Leucò, 1965), conversas poeticamente escritas sobre a condição humana. O romance considerado seu melhor, La luna ei falò (1950; The Moon and the Bonfires, 1950), é uma história sombria, mas compassiva, de um herói que tenta se encontrar visitando o lugar em que cresceu. Várias outras obras são notáveis, especialmente La bella estate (1949; em The Political Prisoner, 1955).
Pouco depois de receber o Prêmio Strega por ele, Pavese tirou a própria vida em seu quarto de hotel tomando uma overdose de pílulas.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 138 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas