"Tempestade em Bissau" de Mário G. Ferreira

"Tempestade em Bissau" de Mário G. Ferreira

"Tempestade em Bissau"
de Mário G. Ferreira

1 Edição de 2007
Pallium Editora
214 Páginas

Naquele entardecer, quase no findar de um dia chuvoso, que o havia sido teimosamente, afinal o tempo que predominava por essa época do ano naquela região e àquela latitude, um local da África Ocidental situado entre o equador e o trópico de Câncer, o céu apresentava cores tristes e pardacentas, aqui e além matizado por manchas que iam do plúmbeo ao estanhado, num espectro amplo de tons que pronunciava iminentes tempestades. Em tudo uma atmosfera pesada que mais se adensava pelas emanações telúricas vindas de um solo vermelho e quente, e que lhe conferiam um odor característico, como que um sabor acre e húmido.A cidade, com as suas ruas, pracetas e ruelas a esse tempo acossadas pelo vento leste, por acção da corrente aérea equatorial (), parecia adormecida. ().

Dominante e rectilínea, numa posição bem central, a avenida principal em evidência - uma via longa e larga, com uma faixa central de pisos alcatroado e mal conservado, ladeada à direita e à esquerda, e a todo o seu cumprimento, por espaços rectangulares revestidos de uma calçada à portuguesa bastante maltratada, interrompida a intervalos por áreas terrosas onde cresciam aloendros de flor branca ou vermelha. E depois, todo o património edificado, onde se podiam ver edifícios de estilo colonial e alguns outros de um estilo mais recente, para além de algumas repartições públicas tais como as finanças e os Correios, o Banco Nacional Ultramarino, a catedral, e armazéns comerciais, poucos.

---
Mário Gonçalves Ferreira nasceu em Abiul, cresceu no convívio com homens e mulheres do campo e dos montes, e, em 1967, obteve a licenciatura em medicina.

Tem vindo a exercer clínica em hospitais, civis e militar, inclusivé durante dois anos na Guiné-Bissau no desempenho da função de médico militar numa unidade operacional, para além de em unidades privadas de saúde.

Teve participações activas em congressos da área da medicina e desenvolveu trabalhos de investigação científica, alguns publicados em revistas da especialidade.

Na sua escrita pretende dar ênfase aos problemas reais do Homem natural, em particular da porção consciente da sua personalidade, do Eu e seus conflitos com a líbido, não raramente caoticamente desordenados, bem como da sua outra consciência, o superego, que por vezes é largamente inconsciente, e tudo em confronto com a realidade externa. Assim sendo, em constante conflitualidade consigo próprio, com os outros, e até ousar, por vezes, contestar a Natureza.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 167 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas