"Rainhas de Portugal e Espanha" - Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon de Pilar Pérez Cantó e Outras - Edição de 2012

"Rainhas de Portugal e Espanha" - Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon de Pilar Pérez Cantó e Outras - Edição de 2012

"Rainhas de Portugal e Espanha"
Margarida de Áustria e Isabel de Bourbon
de Pilar Pérez Cantó, Laura Oliván Santaliestra, Esperanza Mó Romero

Edição de 2012
Círculo de Leitores
Coleção Rainhas de Portugal Nº XI
350 Páginas
Ilustrado em extratexto
Capa dura com sobrecapa

Margarida de Áustria, arquiduquesa de Áustria por nascimento, nasceu em 1584. Casou-se com Filipe II de Portugal, seu parente e filho do mais importante rei da Casa de Áustria. Apesar da sua juventude e da sua condição de mulher não renunciou ao protagonismo político, em defesa da família e da monarquia hispânica. Os cronistas da época louvaram as suas qualidades, e os seus súbditos não só a idealizaram como prolongaram o seu «poder» para além da morte. A rainha morreu jovem, com 26 anos, em 1611.
Isabel de Bourbon, filha de Henrique IV de Bourbon e de Maria de Médicis, foi esposa de Filipe III de Portugal, rainha consorte exemplar e, no final da vida, governadora da monarquia hispânica. Tendo passado uma infância entre jogos e bailes, o seu casamento em 1615 e o nascimento do príncipe, Baltasar Carlos, em 1629, conferiram-lhe um poder notável, tendo sido «embaixadora» da paz entre o irmão, Luís XIII, e o marido. Destaca-se o seu trabalho diplomático na assinatura do Tratado de Monzón e a mediação durante a guerra de Mântua. De 1642 a 1644 assumiu as funções de regente para que Filipe se dedicasse à guerra da Catalunha. Faleceu no exercício da regência, o que ajudou a fortalecer a sua lenda.

---
Pilar Pérez Cantó, catedrática de História Moderna da Universidade Autónoma de Madrid, especialista em História Moderna da Espanha e da América, com especial enfoque no século XVIII espanhol e na História das Mulheres, partilha com Esperanza Mó Romero desde há vários anos diversos projetos de investigação.

.
Laura Oliván Santaliestra é doutorada em História Moderna pela Universidade Complutense de Madrid. Entre os anos de 2007 e 2009 trabalhou na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Atualmente desenvolve a sua atividade docente e de investigação na Universidade de Granada.

.
Esperanza Mó Romero, titular de História Moderna da Universidade Autónoma de Madrid, especialistas em História Moderna da Espanha e da América, com especial enfoque no século XVIII espanhol e na História das Mulheres, partilha com Pilar Pérez Cantó desde há vários anos diversos projetos de investigação.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 096 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas