"Quadro Económico" de François Quesnay - 2 Edição de 1978

"Quadro Económico" de François Quesnay - 2 Edição de 1978

"Quadro Económico"
Análise das variações do rendimento de uma nação
de François Quesnay

2ª Edição de 1978
Fundação Calouste Gulbenkian
406 Páginas

O Tableau économique (em português, 'quadro económico') é um modelo económico descrito por François Quesnay, em 1759, que estabeleceu as bases da teoria económica dos fisiocratas.

Quesnay acreditava que o comércio e a indústria não eram fontes de riqueza, e em vez disso em seu livro Tableau économique argumentou que os excedentes agrícolas, fluindo através da economia sob a forma de aluguer, salários e compras, formam o real motor económico. Em primeiro lugar, disse Quesnay, o regulamento impede o fluxo de renda em todas as classes sociais e, portanto, o desenvolvimento económico. Em segundo lugar, os impostos sobre as classes produtivas, tais como agricultores, devem ser reduzidos em favor de aumentos para as classes improdutivas, tais como proprietários de terras, que com sua forma de vida luxuosa, distorciam o fluxo de renda.

---
François Quesnay (Méré, 4 de Junho de 1694 - Paris, 16 de dezembro de 1774) foi um médico e economista francês que se destacou como principal figura da escola dos fisiocratas.

Fançois Quesnay nasceu em Méré, localidade próxima de Paris, hoje integrada no departamento de Yvelines. Pertencia a uma família de pequenos proprietários. Estudou medicina e cirurgia, tendo iniciado a sua prática no ano de 1718 em Mantes-la-Ville.

Rapidamente adquiriu uma excelente reputação, que lhe permitiu fixar residência em Paris em 1727. Em 1737 torna-se secretário honorário da Academia de Cirurgia e cirurgião da corte, tendo alcançado o grau de doutor em medicina em 1744. Em 1752 torna-se médico de Luís XV, que o nobilitou, passando a viver no Palácio de Versalhes.

Protegido pela Madame de Pompadour, de quem também foi médico, Quesnay começa a se interessar pelas questões de economia, tendo contribuído com os artigos Arrendatários (1756) e Cereais (1757) na Encyclopédie de D´Alembert e Diderot. Na realidade, desde pelo menos a década de 1740 nutria interesses pelas relações entre a fisiologia, a filosofia e a política, que desaguariam, na década de 1750, em suas reflexões sobre o campo da economia. O seu círculo de amigos e discípulos incluía Gournay, o marquês de Mirabeau e Dupont de Nemours. Em 1758 publicou a sua principal obra, Tableau Économique (Quadro Económico), a que se seguiu, em 1760, Maximes générales du gouvernement économique d´un royaume agricole.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

BOM ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 157 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horasTempo de resposta superior a 1 hora