"Presságio de Fogo" de Marion Zimmer Bradley

"Presságio de Fogo" de Marion Zimmer Bradley

Presságio de Fogo
de Marion Zimmer Bradley

Editor - Difel
Páginas - 568


Em Presságio de Fogo, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, reimaginou a história da Guerra de Tróia e reconta-a do ponto de vista de Cassandra, a bela e atormentada princesa real de Tróia.
Na sua brilhante recriação da famosa lenda, a queda de Tróia desenrola-se de uma nova e ousada maneira a partir do julgamento de Páris, do rapto de Helena (esta não sendo aqui a perversa adúltera da lenda, mas sim uma mulher afectuosa e amante, dedicada a Páris e aos seus filhos) e do levantamento dos exércitos gregos por Agamemnon, cunhado enfurecido de Helena, até à tragédia final da destruição da cidade, predestinada pelos deuses e pelo obstinado orgulho dos seus líderes masculinos.
A heroína deste conto épico é Cassandra e a poderosa tensão do romance deriva tanto da luta interna, por ela travada, com as suas próprias lealdades divididas (visto que a sua lealdade ao pai, o rei e aos irmãos é contraposta à sua submissão crescente à fé mais antiga no Matriarcado e na Terra-Mãe), como do amargo conflito entre Troianos e Gregos, no qual prevê fantasmagoricamente a destruição ou a maldição do tudo o que lhe é querido, visto ter o poder da profecia.
Articulando o facto arqueológico com a lenda, os mitos dos deuses com os feitos dos heróis, o facto e a ficção, Marion Zimmer Bradley insufla uma vida nova, num conto antigo, reinventando para nós Aquiles, Eneias, Heitor, Pátroclo, Helena de Tróia, Ulisses, Agamemnon, Menelau como «pessoas vivas, empenhadas numa luta desesperada que condena tanto os vencedores como os vencidos, sendo o seu destino visto através dos olhos de Cassandra, sacerdotisa, princesa e mulher apaixonada, com um espírito guerreiro!

Escritora norte-americana, nascida a 3 de junho de 1930, em Albany, no estado de Nova Iorque. Começou a escrever na adolescência, tendo fundado uma revista para amadores de ficção científica aos dezassete anos de idade. Em 1949, ano em que casou com Robert Alden Bradley, apresentou uma história ao concurso mantido pela revista de ficção científica Fantastic/Amazing Stories, pelo que realizou a sua primeira venda.
Reorientou-se da ficção científica para o género da fantasia, publicando, entre outras obras, "The Forest House" e "Lady Of Avalon", que procurou cunhar com pequenos toques de feminismo. Em 1983 publicou a sua obra mais conhecida, "The Mists Of Avalon" (As Brumas de Avalon), uma recriação das lendas arturianas vistas sob a perspetiva dos seus arquétipos femininos, como Viviane, Gwynyfar, Morgaine e Igraine. Um enorme sucesso, a obra manteve-se no topo da lista de vendas do jornal Times durante quatro meses.
Em 1987 publicou "The Firebrand", em que recontava a história da Guerra de Tróia sob a perspetiva da deusa Cassandra, que Zimmer Bradley nomeou de Kassandra. Editou também algumas revistas, incluindo a sua própria Marion Zimmer Bradley's Fantasy Magazine, que havia começado em 1988, e uma antologia anual, "Sword and SorceressW.
Faleceu quatro dias após ter sido vítima de um ataque cardíaco, em Berkeley, a 25 de setembro de 1999.

Envio pelo correio. Portes grátis.
* Consulte outros livros que tenho anunciados nesta categoria.
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Alexandre M.

Anunciante desde Jul. 2014
Verificado com 6 450 anúncios publicados Cascais - São Domingos de Rana
Último acesso há mais de 15 minutosTempo de resposta superior a 1 hora