"Pode um Darwinista Ser Cristão?" As Relações Entre Ciência e Religião de Michael Ruse - 1ª Edição de 2009

"Pode um Darwinista Ser Cristão?" As Relações Entre Ciência e Religião de Michael Ruse - 1ª Edição de 2009

"Pode um Darwinista Ser Cristão?"
As Relações Entre Ciência e Religião
de Michael Ruse

1ª Edição de 2009
Ana Paula Faria, Editora
Coleção Controvérsias
292 Páginas

Estamos perante uma obra que vem trazer para o centro das discussões a velha questão do relacionamento entre ciência e religião. Depois de Copérnico e Galileu, entre tantas outras vítimas, Darwin tem sido sempre um dos alvos preferidos dos extremistas religiosos porque viram nele uma perigosa ameaça à sua fé.
Embora as teorias evolucionistas pré- -darwinianas tenham sido sempre suspeitas aos olhos dos espíritos conservadores, é indiscutível que Darwin passou a ser - desde a publicação de A Origem das Espécies - o alvo preferencial do fundamentalismo cristão, quer católico quer anglicano.
Mas foi nos Estados Unidos, e na segunda metade do século xx, que a já tradicional atitude antidarwinista assumiu as suas manifestações mais virulentas. A título de exemplo, bastará referir o que aconteceu no estado do Arcansas em 1981, aquando da polémica em torno do criacionismo como matéria de ensino e de estudo.

---
Michael Ruse (Birmingham, 21 de junho de 1940) é um filósofo inglês da biologia, um dos mais influentes da atualidade.

Participou ativamente no congresso americano no debate contra os criacionistas. Escreve também sobre controvérsias envolvendo a sociobiologia e a psicologia evolucionista. Ainda fundou o jornal Biology & Philosophy, tendo publicado numerosos livros e artigos.

Ruse lecionou na Universidade de Guelph em Ontario, Canada por 35 anos. Desde sua aposentadoria de Guelph, ele tem lecionado na Universidade do Estado da Flórida e é o Professor de Filosofia Lucyle T. Werkmeister (2000 presente). Em 1986, ele foi eleito como membro da Sociedade Real do Canadá e da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Ele recebeu doutorados honoris causa da Universidade de Bergen, Noruega (1990), Universidade McMaster, Ontario, Canada (2003) e da Universidade de New Brunswick, Fredericton, New Brunswick, Canada (2007). Em setembro de 2014, foi nomeado Doutor Honoris Causa pelo University College London.

Ruse foi uma testemunha chave para o autor (plaintiff) no caso piloto de 1981 (McLean v. Arkansas) da lei estadual permitindo o ensino do "criacionismo científico" no sistema de educação do Arkansas. O juiz federal decidiu que a lei estadual era inconstitucional.

Ruse fez algumas das Gifford Lectures de 2001 em Teologia Natural na Universidade de Glasgow. Suas palestras sobre Naturalismo Evolutivo, "A Darwinian Understanding of Epistemology" e "A Darwinian Understanding of Ethics," estão reunidas em The Nature and Limits of Human Understanding (ed. Anthony Sanford, T & T Clark, 2003). Ruse debate regularmente com William A. Dembski, um proponente do design inteligente. Ruse assume a posição de que é possível conciliar a fé cristã com a teoria evolucionária.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

ÓPTIMO ESTADO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Literatura

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 169 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 15 minutos