"Piódão: Aldeia Histórica, Presépio da Beira Serra: Histórias, Lendas e Tradições de José Fontinha Pereira - 2ª Edição de 2006

"Piódão: Aldeia Histórica, Presépio da Beira Serra: Histórias, Lendas e Tradições de José Fontinha Pereira - 2ª Edição de 2006

"Piódão: Aldeia Histórica, Presépio da Beira Serra"
Histórias, Lendas e Tradições
de José Fontinha Pereira

2ª Edição de 2006
Edição do Autor
324 Páginas
Ilustrado

Publicado em 2006, são as histórias, lendas e tradições sobre o Piódão e a sua freguesia que preenchem este livro da autoria de José Fontinha Pereira, recuperando um passado colectivo e constituindo assim o bilhete de identidade da freguesia.

Escrito numa linguagem simples e directa, o livro é constituído por seis partes:
Ao encontro do Piódão
O património
A história
As lendas
O Piódão, as tradições e as suas gentes
As dificuldades de sobrevivência e o desbravar da montanha .


Para descrever a história desta terra escondida entre as serranias do Açor e destes heróis serranos, só um homem que as viveu o podia fazer.
Podia até nem ser um grande letrado, mas tinha que ser um homem que a tivesse vivido. E disso se encarregou José Fontinha Pereira que viveu todas estas coisas desde há mais de meio século e foi investigando, anotando e gravando na memória, guardando aquilo que lhe parecia mais importante para escrever um livro notável, que precisam de ler todos aqueles que se interessam pelo passado da freguesia do Piódão, inclusivamente pela sua luta no Movimento Regionalista.

---
José Fontinha Pereira 07 abril 1922 a 29 dezembro 2022

José Fontinha Pereira nasceu na Foz d Égua a 7 de Abril de 1922. Os pais chamavam-se José Fontinha e Maria da Assunção. Tiveram seis filhos.

Com 10 anos entrou para a escola e fez só até à terceira classe. A quarta classe já fez em adulto, em Lisboa. Fazia falta ao trabalho e, por isso, é que o tiraram da escola.

A primeira vez que saiu de casa para ir trabalhar para fora tinha 14 ou 15 anos. Foi para as Minas da Panasqueira. Depois trabalhou em várias herdades. Até que foi para Lisboa, trabalhar na construção civil. Depois foi para os estaleiros da CUF. Entretanto chegou o tempo de ir à inspecção. Assentou praça a 23 de Março de 1943. Esteve nos Açores até 15 de Dezembro de 1945. Depois regressou para Foz d Égua e casou. A esposa era dos Barreiros. Era Maria Rosa. Tiveram quatro filhos. Passado um ano e voltou para Lisboa para a CUF, mas só em 1965 é que levou a minha família. Em 1976 reformou-se.

ESGOTADO NAS LIVRARIAS

COMO NOVO - PORTES GRÁTIS
Etiquetas: Outros géneros

Contactar o anunciante

Raul Ribeiro

Raul Ribeiro

Anunciante desde Abr. 2013 PRO
Verificado com 7 167 anúncios publicados Cascais - Carcavelos e Parede
Último acesso há mais de 3 horas